quarta-feira, 4 de julho de 2012

São Tomé e Príncipe: MLSTP diz que o país caminha para a instabilidade




Abel Veiga – Téla Nón (stp)

O maior partido da oposição, desmentiu as declarações do Primeiro-ministro segundo as quais são boas as relações com o Presidente da República. O MLSTP, diz que o país caminha para a instabilidade, porque há problemas entre o Primeiro-ministro e o Presidente da República, e falta de entendimento entre o governo e a oposição.

Jorge Amado, líder do MLSTP, disse que só se «tivéssemos sangue de barata é que não reagiríamos a esta entrevista do Primeiro-ministro à TVS».

Começou por garantir que o país caminha para a instabilidade, porque não há entendimento entre o Governo e a oposição sobre questões fundamentais para o país, mas também porque ao contrário do que disse Patrice Trovoada, a relação entre o Chefe do Governo e o Presidente da República, não são tão amistosas. «Ouvimos o Primeiro-ministro, dizer que tem uma belíssima relação com o Presidente da República, esquecendo ele que nós também dialogamos com o Presidente da República. Sabemos que existe problemas entre o Primeiro-ministro e o Presidente da República. Sabemos que existe inclusive desrespeito para com o Presidente da República», declarou Jorge Amado na sede do MLSTP.

MLSTP, tomou nota do reconhecimento pelo próprio Chefe do Governo de que o país está mal. «O primeiro-ministro reconheceu que o país está mal. Quando dizíamos que o país estava mal, o Primeiro-ministro achava que a oposição estava contribuindo para criar problemas ao país. Mas na realidade o Primeiro-ministro reconheceu, mas não apresentou nenhuma solução para resolver os problemas do país», sublinhou.

A questão da terra, é outro assunto que merece atenção do MLSTP. Pela primeira vez o Primeiro-ministro reconheceu que o processo de expropriação das terras tem sido um erro. Na entrevista à TVS, Patrice Trovoada, fez saber que não é política do seu governo, tirar terras aos que trabalham. O MLSTP que sempre contestou tal política do Governo exige agora que o Governo devolva aos agricultores as terras que foram confiscadas. «Não queremos que apenas reconheça a situação. Queremos que o PM devolva as terras aos agricultores, e o MLSTP não vai descansar enquanto as terras não forem devolvidas aos agricultores», pontuou.

O maior partido da oposição considera que o Governo não tem imaginação nem criactividade. e Indicou o acordo para reconhecimento do Kosovo como tendo sido assinado as escondidas. «Esse acordo tem interesses que nenhum de nós conhecemos, mas que só o Primeiro-ministro conhece», frisou.

MLSTP contestou as inúmeras viagens do Primeiro Ministro ao estrangeiro em aviões privados, e questionou sobre os custos das mesmas para os cofres do Estado. No que concerne a manifestação de rua contra o Governo, que alegadamente está a ser preparada, o MLSTP avisou que «manifestar é um direito legítimo do povo. O MLSTP não está organizar nenhum tipo de manifestação. Mas também não está contra a manifestação», concluiu, o Presidente do MLSTP.

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana