segunda-feira, 16 de julho de 2012

Timor-Leste: Polícia deteve cinco pessoas desde o final da tarde de domingo



JCS - Lusa

Macau, China, 16 jul (Lusa) - A Polícia Nacional de Timor-Leste deteve, desde o final da tarde de domingo, cinco pessoas alegadamente envolvidas em ações de desestabilização social no país, disse à agência Lusa o comandante da polícia, Longuinhos Monteiro.

Num contacto telefónico feito a partir de Macau, Longuinhos Monteiro explicou que na noite de domingo foram detidas duas pessoas e que já hoje de manhã outros três indivíduos que estarão envolvidos nos distúrbios que começaram após o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), o partido de Xanana Gusmão, que ganhou sem maioria absoluta as legislativas timorenses, ter anunciado ter convidado o Partido Democrático e a Frente Mudança para formar o próximo Governo, rejeitando uma coligação com a Fretilin.

Longuinhos Monteiro disse também que os distúrbios, que classificou como "atos criminais" estão a ser perpetrados por "militantes ou apoiantes da Fretilin" que demonstram a sua "insatisfação com violência e anarquismo".

Mas, sublinhou, a polícia está no terreno para manter a tranquilidade e a ordem pública, e "nenhum país democrático aceita a violência e o anarquismo como parte do jogo político".

Desde o final da tarde de domingo, Longuinhos Monteiro identificou também 63 viaturas do Governo destruídas ou com danos, "entre os quais cinco carros da polícia", e cinco polícias feridos nos confrontos.

Apesar de sublinhar "ser seguro" andar nas ruas da capital, onde a polícia está pronta a intervir em qualquer cenário, Longuinhos Monteiro apelou à população para se manter em casa dado que os distúrbios são provocados por pessoas que atacam tudo o que não seja do partido (Fretilin).

"Para eles o alvo é tudo o que não é do partido", disse.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quanto à violência em Dili, um responsável e credível membro do CNRT, Dionísio Babo, afirma:
«Um grupo de jovens estiveram nas ruas a apedrejar carros e, segundo a informação da policia, houve 58 carros que foram destruídos e três ou quatro pessoas que foram hospitalizadas, mas a situação em geral está calma....Esse grupo de jovens saiu para a rua e começou a fazer distúrbios», afirmou .

Quanto ao mesmo assunto o irresponsável, tendencioso, ex-PGR e agora, convenientemente Director Nacional da PNTL, afirma:
"disse também que os distúrbios, que classificou como "atos criminais" estão a ser perpetrados por "militantes ou apoiantes da Fretilin" que demonstram a sua "insatisfação com violência e anarquismo".

O Sr.Longuinhos Monteiro como EX-PGR, tem a obrigação de saber e sabe, que a sua função actual manutenção da ordem pública, pois os julgamentos e acusações são, ou melhor eram as suas anteriores competências.
Como sabe das suas atribuições e competências a única conclusão que se pode tirar é a de que o Sr. Director da PNTL está a ser tendencioso e em vez de manter a ordem pública está a provocar a desordem pública nacional, a atiçar os "ódios" e destruição do país. Enfim a história repete-se com as "mesmas estórias e os mesmos actores e autores".....
De uma vez por todos cumpra os seus deveres ou pelo menos seja honesto e mantenha a "ordem..." ou demita-se.

Anónimo disse...

Temos de ser claros para o mundo: tudo o que esta a acontecer em Dili, capital de Timor-Leste, e culpa do CNRT de Xanana Gusmao. E culpa do Xanana, actual PM de Timor-Leste! Como e que num pais que se diz democratico, um partido politico paga para ter tempo de antena durante quase todo o dia, para que os seus militantes possam atacar o maior partido da oposicao, Fretilin, insultando os seus militantes e simpatizantes e, ferindo a sua dignidade!? Isso e logicamente uma clara provocacao. Xanana Gusmao (XG) tem de assumir as suas responsabilidades, demitir o Comissao da Policia Longuinhos Monteiro, pedir desculpas a Frtilin, aos seus militantes e simpatizantes, e procurar um dialogo sincero, serio e responsavel com os dirigentes da Fretilin, para se encontrar uma saida para esta mini-crise social e politica. O problema e que o XG e demasiadamente orgulhoso e nao ira fazer isso. Por isso, e melhor que haja novas eleicoes, pois o CNRT ja provou que nao consegue manter a paz social e garantir do progresso e o desenvolvimento integral e harmonioso de todos os timorenses. Mesmo que haja so uma vida que se perde em Timor, ela e demasiado precioso, e nao depende da vontade de Xanana Gusmao ou dos seu Comandante Geral da Policia Nacional, Longuinhos Monteiro!

Anónimo disse...

Apoio! A vida e um dom de Deus e nao esta nas maos do Xanana ou do Longinhos disporem da vidas dos timorenses. Pertence a Deus dispor das nossas vidas! Hoje em Timor a vida dos nossos cidadaos ja nao tem preco, e valor! Cada morte e mais um numero para as estatisticas da Ministra Emilia Pires. E o Xanana devia ter vergonha, pois ja nao consegue ser o unificador das vontades e o aglutinador das aspiracoes do povo de Timor-Leste. Ao seu redor abundam os corruptos, os pro-indonesios e os oportunistas. Timorrenses, chegou a hora de limparmos Timor da gente desta laia! Viva a revolucao! Abaixo Xanan Gusmao!

Anónimo disse...

O problema é que a Fretilin não consegue sobreviver sem cargos públicos. Xanana acerta em não convidar a Fretilin que já deu provas que não tem cultura democrática nem temperamento para ser oposição consequente. Cdeia para esses baderneiros!!

Mais lidas da semana