segunda-feira, 9 de julho de 2012

TIMOR-LESTE/ELEIÇÕES LEGISLATIVAS – COMPACTO DE NOTÍCIAS



Com Agência Lusa

Ban Ki-moon felicita povo, partidos políticos e governo por eleições pacíficas

09 de Julho de 2012, 16:00

Díli, 09 jul (Lusa) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou hoje o povo, governo e partidos políticos de Timor-Leste pela forma pacífica e ordeira como decorreram as legislativas de sábado no país.

Num comunicado, divulgado à imprensa pela missão das Nações Unidas em Timor-Leste, o secretário-geral da ONU elogia também o trabalho do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, da Comissão Nacional de Eleições e da polícia timorense por garantir um ambiente seguro durante o processo eleitoral.

"A forma como decorreram as eleições presidenciais e legislativas consolidaram os progressos feitos por Timor-Leste desde a restauração da independência há dez anos", acrescenta o documento.

O Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, venceu sem maioria as legislativas de sábado com 38,66 por cento dos votos (172,831), conseguindo obter 30 dos 65 lugares no parlamento timorense.

A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) conseguiu 25 lugares do parlamento, enquanto o Partido Democrático obteve oito cadeiras e a Frente Mudança duas.

MSE.

Processo eleitoral foi credível e livre de intimidações e distúrbios - União Europeia

09 de Julho de 2012, 16:40

Díli, 09 jul (Lusa) - A missão de observação eleitoral da União Europeia (UE) às legislativas de sábado passado em Timor-Leste considerou hoje o processo eleitoral credível e livre de intimidações e distúrbios.

"As eleições legislativas realizadas a 07 de julho foram levadas a cabo num ambiente calmo e organizadas de forma amplamente transparente e credível", afirmou em conferência de imprensa Fiona Hall, a eurodeputada britânica que chefia a missão da UE.

Segundo a eurodeputada britânica, os eleitores timorenses mostraram "mais uma vez" entusiasmo pelo processo democrático e os direitos e liberdades políticas fundamentais foram respeitados.

"As eleições foram genuinamente competitivas, apesar do uso das vantagens inerentes a quem está no poder não ter estado em conformidade com as boas práticas internacionais", salientou.

Para a missão de observação eleitoral da União Europeia continuam, no entanto, a "não existir disposições legais específicas relativas ao financiamento e despesas da campanha eleitoral, sendo que a lei de financiamento dos partidos políticos falha em estabelecer limites quanto a doações e despesas".

Na declaração preliminar de avaliação ao ato eleitoral, Fiona Hall destacou também o respeito da "liberdade de expressão nos meios de comunicação social" e o "aumento substancial na representação de mulheres".

A missão de observação eleitoral deslocou um total de 70 observadores eleitorais que além da campanha eleitoral, acompanharam a abertura, votação, encerramento e contagem em 215 mesas de voto nos 13 distritos de Timor-Leste.

A missão vai permanecer em Timor-Leste até ao próximo dia 26.

O CNRT, do atual primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, venceu sem maioria absoluta as eleições legislativas de sábado, segundo os resultados provisórios do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) depois de contados os votos nos 13 distritos do país.

Segundo o STAE, o CNRT obteve 172.831 votos (36,66 por cento) e terá 30 deputados no parlamento.

A Fretilin, do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, obteve 147.786 votos (28,87 por cento) e ficou em segundo lugar com 25 deputados.

Em terceiro, segundo os resultados provisórios do STAE, ficou o PD, do atual presidente do parlamento Fernando La Sama de Araújo, com 48.581 votos (10,39 por cento) e 10 deputados e na quarta posição a Frente Mudança com 14.648 votos (3,11 por cento) com dois deputados.

MSE.

Timorenses mostraram ao mundo que valeu a pena investir no povo e no país - Nuno Melo

09 de Julho de 2012, 17:48

Díli, 09 jul (Lusa) - O eurodeputado do CDS-PP Nulo Melo, que chefiou a missão de observação de eurodeputados às legislativas de sábado em Timor-Leste, disse hoje que os timorenses mostraram ao mundo que valeu a pena investir no povo e no país.

"Timor dá um exemplo ao mundo e mostra ao parlamento europeu que valeu a pena investir neste povo e neste país", afirmou Nuno Melo, acrescentando que com as legislativas de sábado o país está no grupo das nações respeitadas no planeta.

Segundo o eurodeputado português, Timor-Leste deu também um exemplo à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sublinhando que em 10 anos de vida como país soberano conseguiu aquilo que "às vezes outro não foram capazes".

Nuno Melo reafirmou que o processo eleitoral foi transparente e participado e que todos os partidos tiveram a oportunidade de expressar a suas ideias.

O grupo de eurodeputados que se deslocou a Timor-Leste para acompanhar as eleições legislativas estava integrado na missão de observação eleitoral da União Europeia.

As legislativas de sábado foram ganhas sem maioria pelo Conselho Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que obteve 30 lugares no parlamento nacional.

A Fretilin, do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, ficou em segundo lugar com 25 deputados.

Em terceiro, ficou o PD com oito deputados e a Frente Mudança com dois deputados.

MSE.

Ana Gomes destaca "extraordinária maturidade" dos timorenses

09 de Julho de 2012, 19:42

Díli, 09 jul (Lusa) - A eurodeputada do PS Ana Gomes disse hoje que os resultados das eleições legislativas de sábado em Timor-Leste revelam uma "extraordinária maturidade política" do povo timorense.

"Como portuguesa, amiga de Timor e interessada em Timor acho que estes resultados revelam uma extraordinária maturidade política por parte do povo timorense", afirmou Ana Gomes, que integrou a missão de observação eleitoral de eurodeputados que observou as legislativas do país.

Para a antiga embaixadora de Portugal na Indonésia (1999-2003), o facto de apenas quatro partidos terem representação parlamentar é "um sinal desse crescimento político" do povo timorense.

Nas eleições legislativas, às quais se candidataram 21 partidos e coligações, apenas quatro formações partidárias conseguiram chegar ao parlamento timorense.

Segundo os resultados provisórios divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, venceu o escrutínio sem maioria absoluta, conseguindo 30 dos 65 lugares no parlamento.

Os outros três partidos que conseguiram representação parlamentar foram a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), com 25 lugares, o Partido Democrático, com oito, e a Frente Mudança, com dois assentos.

Ana Gomes salientou que a maturidade política de Timor-Leste se notou na "tranquilidade" e "graciosidade" como foram recebidos os resultados eleitorais por parte dos partidos políticos.

MSE.

Sem comentários:

Mais lidas da semana