sábado, 7 de julho de 2012

Timor/Eleições: Gusmão acredita que CNRT poderá governar sem coligações



MSE/HB - Lusa

Díli, 07 jul (Lusa) - O líder do Conselho Nacional da Reconstrução de Timor (CNRT) e atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, espera vencer as legislativas de hoje em Timor-Leste e que o seu partido poderá dispensar coligações para formar Governo.

"Desde o primeiro dia até ao último dia [da campanha eleitoral] o otimismo consolidou-se e neste momento tenho a absoluta confiança de que o meu partido vai ganhar", afirmou Xanana Gusmão, após exercer o seu direito de voto na manhã de hoje na escola de Lecidere, em Díli.

Questionado pelos jornalistas sobre a disponibilidade para uma coligação pós-eleitoral, o líder partidário disse que "não há essa probabilidade", a avaliar pelo "otimismo que nasceu da perceção da adesão ao programa" do CNRT.

As legislativas de 2007 foram ganhas pela Fretilin, mas o partido não conseguiu formar Governo face a uma coligação com maioria parlamentar liderada pelo CNRT, que deteve o poder em Timor-Leste nos últimos cinco anos.

Xanana Gusmão lembrou que "os próximos cinco anos são fundamentais" para Timor-Leste, que vai iniciar o Plano Estratégico de Desenvolvimento, "que é muito apreciado pelos países mais próximos".

As eleições, referiu, são "uma oportunidade" para o CNRT continuar a desenvolver o Plano.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste, apresentado em 2011, faz previsões setoriais em várias etapas até 2030, ano em que o documento antevê que o país se situe na categoria de rendimento médio-alto.

Este plano foi contestado por condicionar o futuro Governo pela Fretilin, cujo secretário-geral, Mari Alkatiri, também se mostrou hoje confiante na vitória do seu partido, após ter votado às primeiras horas da manhã em Díli.

As urnas para as terceiras eleições legislativas de Timor-Leste encerram às 15:00 de hoje (07:00 em Lisboa).

Os 645.624 eleitores timorenses vão escolher entre 21 partidos e coligações que se apresentaram a escrutínio.

Segundo o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), os eleitores podem votar em 650 centros de votação espalhados pelos 13 distritos do país.

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral de Timor-Leste conta anunciar os primeiros resultados provisórios das eleições presidenciais durante o dia de sábado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana