António Veríssimo
Para memória futura considero com alguma relevância três participações que elaborei em comentários na peça de Beatriz Gamboa com o título LÍNGUA TÉTUM OBRIGATÓRIA NO ENSINO OFICIAL DOS PAÍSES LUSÓFONOS.
Não é difícil constatar que a autora imbuiu de ironia o texto mas que muito daquilo que expõe corresponde à realidade passada, presente e futura. O tempo e os homens assim vão comprovando. A "manta de retalhos" exposta a seguir responde a comentários de três leitores, dois deles que conheço. A preocupação está bem patente nos comentários dos três participantes apesar de um deles enfermar daquilo a que chamamos psicologicamente de transe de negação apesar das evidências. Mas vale, porque mesmo assim é uma perspetiva a considerar. Recomendo que vão ao título em referência e vejam os comentários, para melhor se inteirarem do que aqui se trata. Eis o escrito:
Apesar de o texto que abordam aqui nos comentários não ser lavra minha mas sim da minha irmã-amiga Bia gostaria de deixar algumas considerações.
Querida Lucrécia
Essa do “água mole em pedra dura tanto dá até que fura” não se deve aplicar neste caso por condescendência. Sei que os timorenses não são nenhuns atrasados mentais e que aprenderiam facilmente o português – para assim participarem corretamente na CPLP como dizem querer – caso existisse vontade por parte dos responsáveis timorenses. Dinheiro não lhes falta para isso e para muito mais, até para as elites roubarem à farta. O que não tem é que ser Portugal e o Brasil a desembolsarem nesta altura do campeonato aos milhões para dar em nada e ao fim de 10 anos quase não se falar português em TL. Olharmos provas, testes, exames com enunciados horríveis a todos os níveis feitos por professores que devem ser uns verdadeiros broncos e de português sabem quase nada. Só por aí vimos a lástima que tudo é. Portugal e o Brasil andam a esbanjar dólares para nada! Ou quase-nada! Não pode ser! Os timorenses não querem o português? Pois então devemos respeitá-los. Mas deixem-se de merdas! Não há dólares para malucos! Principalmente doados por quem tem o povo a passar fome, que é o caso de Portugal. Sobre o que mais diz… nunca mais sairia daqui. Zizi Pedruco é uma grande timorense. E uma grande pessoa que muito estimo. Já lhe disse e repito. Claro que sujeita a críticas porque as opiniões felizmente divergem. Sempre a considerá-la, Querida Lucrécia. Esteja à-vontade.
Meu estimado Davi
Em língua portuguesa em TL há quase nada. Verdade que a Lusa tem vindo a fazer um péssimo trabalho naquele país dito lusófono. Já foi a luz da informação mas atualmente está de rastos e isso é prenúncio daquilo que inclui a reformulação da Lusa para os países da lusofonia e que parece que só o senhor Camões – mandante da Lusa em nome dos governos – tem conhecimento e referiu há tempos muito pela rama. A Lusa é uma agência recheada de muitos bons profissionais que têm vindo a ser cada vez mais condicionados e que têm de se “baixar” se querem manter os seus postos de trabalho, mesmo assim nos próximos tempos muitos irão para o desemprego. Como sei? Sabendo. Mais não posso dizer. O tempo desvanecerá a mente dos que agora não querem acreditar, porque deixar alguém da Agência num país mas basear a informação em jornalistas mal formados de outros países não é informação credível, lembro o caso de Angola. Em TL será o que se verá. Verdade que também está provado que atualmente a Lusa nada está fazendo em TL. Deviam ter vergonha. E não venham dizer que está notícia em SAPO… Davi. Irei informando o que souber mas por outra via. Aliás, devo email e muito mais. Eu sei. Desculpa amigo.
Caro Anónimo da Asneirada
A Bia não referiu asneirada. Está informada. Não garantiu a cem por cento que seria assim mas deixou altas probabilidades. O que ela não culpa é de tudo estar no segredo dos deuses ou dos Camões, ou de outros, que vão arrasar a Lusa ainda mais. Diga lá, aquilo não parece já em certos tiques a velha e salazarista ANI? Se deixar em TL uma “coisita” significa que a Lusa não vem embora… Pois. Está bem. Mas a RTP, em breve, também fará isso e então também fica lá. Pois. O PG só diz Asneirada. Tem todo o direito de dizer isso e nós, pelo que sabemos, o contrário. Dê tempo ao tempo e depois volte aqui sff. Será sempre bem-vindo(a). Ai estes otimistas que eu denomino de “adormecidos”… Saúde!
- Ler também AGÊNCIA LUSA, A VOZ DE QUE DONOS? (1) – para hoje a publicação do número 2 do título.
* Timor-Leste é um país lusófono? Por mais que a atualidade timorense seja muito mais que isto só se souber tétum é que se poderá inteirar sobre o que acontece em Timor nas publicações timorenses online, porque a Agência Lusa está no país mas QUASE PARA NADA e publicações online em português não existem como nos verdadeiros países da lusofonia. (PG)
3 comentários:
Caro António Verissimo,
Sugiro à Dona Pedruco que tenha a coragem de inutilizar o Passaporte Português de que é portadora e coloque uma fotografia do mesmo inutilizado do mesmo no seu Blog.
Passe a viajar com o Passaporte Timorense e deixe-se de tretas.
A mim pouco me importa o que a Dona Pedruco queira falar, tanta asneira que diz, que seria melhor ter um Blog em Baikeno ou Fataluco, assim a CPLP ainda percebia menos.
O que realmente entristece a Lucrécia é ver os Timorenses pobres nas montanhas a ficarem cada vez mais pobres.
Beijinhos da Querida Lucrécia
entao o blogo Timor Hau nia Dobem foi ao ar?
Não Caro Anónimo,
A Dona Pedruco não pagou a conta, por isso cortaram-lhe o piu.
Estamos a organizar uma colecta para matar uns Kraus e fazermos as exequias funebres, na campa será escrito em Português.
Aqui Jaz o Blog Timor do meu coração.
Beijinhos da Querida Lucrécia
Enviar um comentário