segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cabo Verde: BOM DE BOLA, AL-QAIDA AMEAÇA E SEGURANÇA ELEVA NÍVEL




Cabo Verde qualifica-se para o Campeonato Africano de 2013

19 de Agosto de 2012, 16:03

Cidade da Praia, 19 ago (Lusa) - A seleção cabo-verdiana qualificou-se sábado para a 27ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol (AfroBasket 2013), que se realiza no próximo ano na Costa de Marfim.

Os cabo-verdianos qualificaram-se ao vencer o Mali por 80-63, no jogo de encerramento da sexta e última jornada do Torneio de Qualificação da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, que decorreu na capital cabo-verdiana.

A seleção cabo-verdiana conseguiu qualificar-se para a segunda e última vaga da zona II, já que a seleção do Senegal (que venceu cinco dos seis jogos que disputou) já estava confirmada como a equipa vencedora do torneio, pelo que restava um lugar para as duas selecções em jogo, numa partida que começou melhor para os malianos.

A selecção maliana iniciou o jogo em melhor forma ,tendo vencido os dois primeiros períodos: 13-10 no primeiro quarto do jogo e 28-26 ao intervalo.

A segunda parte foi determinante para a vitória da seleção cabo-verdiana que conseguiu dar a volta ao resultado ao vencer por 49-44, naquele que foi o melhor momento do jogo da equipa cabo-verdiana, superiormente comandada pelo "poste" Ivan Almeida (do Sampaiense de Portugal), eleito o Melhor Jogador da prova.

No final da partida, o selecionador de Cabo Verde, o nigeriano Alex Nwora mostrou-se emocionado pelo facto da seleção dos "Tubarões Azuis" ter conquistado uma presença na fase final do Afrobasket, e elogiou a "forma brilhante" como o público soube "puxar pela sua equipa".

Organizada pela FIBA África, o Torneio da Zona II ditou o apuramento das seleções nacionais do Senegal e Cabo Verde para o Afrobasket, que vai ser disputado em Agosto de 2013, ao passo que Mali e Mauritânia ficaram pelo caminho.

O Senegal fechou a sua participação neste Torneio com uma vitória (a quinta em seis jogos) por 90-52 sobre a Mauritânia (que perdeu todos os seis jogos que disputou).

Já Cabo Verde venceu quatro dos seis jogos que disputou.

CLI.

Ameaça terrorista de grupo ligado à Al-Qaida faz Governo elevar nível e segurança nos portos e aeroportos

20 de Agosto de 2012, 10:30

Cidade da Praia, 20 ago (Lusa) - Cabo Verde elevou o nível de segurança nos seus aeroportos e portos após ameaça terrorista dirigida aos países da Região Ocidental Africana pela Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI), que apoia o movimento separatista de Azawad (MNLA), no norte do Mali.

A notícia foi avançada pelo semanário cabo-verdiano «A Nação», que cita uma carta escrita pelo ministro da Defesa do Mali ao seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Tolentino.

O governante cabo-verdiano confirmou, explicando que a ameaça não é dirigida especificamente ao arquipélago, mas a todos os países da região.

Sem comentários:

Mais lidas da semana