sábado, 11 de agosto de 2012

MNE ALEMÃO DEFENDE REFERENDO SOBRE CONSTITUIÇÃO EUROPEIA



SMS – Lusa, com foto

Berlim, 11 ago (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, defendeu a realização de um referendo na Alemanha sobre a Constituição Europeia, numa entrevista ao semanário Bild am Sonntag.

"Espero que tenhamos uma verdadeira Constituição Europeia e que se realize um referendo", afirmou Westerwelle, membro do partido liberal (FDP) da coligação governamental alemã.

A ideia defendida pelo governante alemão foi igualmente reiterada pelo presidente da CSU, da ala democrata cristã da chanceler alemã, Angela Merkel, Horst Seehofer, numa entrevista ao semanário alemão Welt am Sonntag.

"Considero que há três domínios perante os quais os alemães deverão ser questionados. Primeiramente, sobre a transferência de competências essenciais para Bruxelas. Um segundo aspeto prende-se com a adesão de novos Estados à União Europeia e, em terceiro lugar, sobre as ajudas financeiras da Alemanha a outros países" defende Seehofer.

Já em junho, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, manifestou-se favorável à realização de um referendo a propósito da revisão da Constituição alemã, em particular, no que se refere à transferência de competências para Bruxelas.

Em novembro último, a chanceler alemã Angela Merkel rejeitou, por seu turno, a ideia da realização de um referendo na Alemanha sobre a política europeia.

Questionada sobre esta matéria, Merkel declarou: "a minha posição sobre a democracia representativa ao nível federal, sobre o equilíbrio entre o 'Bundestag e o Bundesrat' - entre as câmaras baixa e alta do Parlamento - é inalterável e conhecida (...) Considero que a nossa ordem democrática, tal como está atualmente, permitiu e permite uma grande estabilidade interna na Alemanha".

Sem comentários:

Mais lidas da semana