segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cabo Verde: QUEM PAGA OS ESTUDOS DO “FILHOTE” DE JMN NOS EUA?

 

Liberal (cv)
 
É a grande polémica do momento…
 
José Maria Neves anunciou, feliz, no Facebook, que o seu filho João foi estudar para a terra do Tio Sam. Mas, ganhando o PM uns modestos 160 contos, pergunta-se nas redes sociais quem vai arcar com as despesas. Serão os cabo-verdianos? Razão de sobra para sentirmos “um friozinho na barriga, um apertozinho no coração”...
 
Praia, 10 de Agosto 2012 - "O meu filhote, João Fow Neves, acaba de viajar aos Estados Unidos, Michigan, onde vai fazer os seus estudos universitários. Na hora da partida, nunca pensei!, um friozinho na barriga, um apertozinho no coração... muita emoção. Um grande orgulho. Tudo de bom, João. Muitas, muitas felicidades." - pode ler-se no mural da página pessoal do Facebook de José Maria Pereira Neves, o Primeiro-ministro de cabo-verde.
 
Aparentemente nada de mais… É legítimo o orgulho de um pai no percurso dos filhos, é natural que o progenitor José Maria partilhe com os seus amigos internautas o novo passo da caminhada do “filhote”.
 
E, aparentemente, a polémica que tal informação está a suscitar nas redes sociais seria despropositada, maldosa mesmo, não se tratasse evidentemente do Primeiro-ministro e da ida de um filho seu para estudar nos Estados Unidos da Améria (EUA). E a polémica reside, desde logo, na interrogação (também legítima) de quem vai pagar os estudos do mancebo…
 
QUEM PAGA?
 
Sim, quem vai pagar?! Porque tratando-se o pai do chefe do Governo e decidido este partilhar a alegria publicamente, é absolutamente plausível que as interrogações se agigantem num mar de questões não esclarecidas. Desde logo, porque ganhando uns “míseros” 160 mil escudos de salário pago pelos contribuintes – e deduzindo-se ter inúmeras despesas mensais por razão dos vários filhos espalhados por este mundo e eventuais empréstimos bancários -, como poderá José Maria Neves suportar mais este encargo que, por baixo, poderá custar 50 mil dólares ao ano?
 
Ou será que JMN vai tornar a sacar o dinheiro dos cabo-verdianos para pagar as despesas com a formação do seu “filhote” como já fez anteriormente a favor de uma sua amiga? Na verdade para quem já sacou do orçamento do Gabinete do PM 10 mil dólares para financiar um semestre de uma “camarada” numa universidade norte-americana, quem é que garante que não vai extrair 100 mil dólares para financiar os estudos superiores do filho? Esta, entre outras, é uma das questões colocadas por um dos participantes num fórum de uma rede social.
 
PM RECONHECE FALHANÇO DO SISTEMA DE ENSINO CABO-VERDIANO
 
Mas as interrogações não se ficam por aqui. Há quem, também legitimamente, associe esta ida do filho de JMN aos EUA por razão do falhanço das universidades cabo-verdianas, estranhamente glorificadas pelo Primeiro-ministro que, em campanha eleitoral, chegou a dizer que as escolas do nosso país eram melhores do que as americanas… O que levanta a questão: para José Maria Neves as universidades cabo-verdianas só são boas para o povinho, mas imprestáveis para a família do próprio?
 
E há quem recorde que, nesta matéria de filhos a estudar no estrangeiro, José Maria Neves teria já antecedentes, relembrando que, quando estudou em Portugal, um outro “filhote” do Primeiro-ministro, José Luís, auferia uma mesada de 600 euros…
 
Tudo questões que, em nome da transparência, o Primeiro-ministro teria obrigação de explicar. Até porque, não se lhe conhecendo fortuna pessoal por razão de herança ou de prémio de jogo, os valores envolvidos com os estudos do “filhote” são francamente incomportáveis para o moderado salário de José Maria Neves. Isto, claro, a não ser que a mãe do rapaz tenha sido bafejada pela fortuna. De qualquer modo, José Maria Neves deveria aclarar as dúvidas… porque o seu patrão é o povo cabo-verdiano e a ele deve prestar contas.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana