segunda-feira, 10 de setembro de 2012

São Tomé: Deputado criticou acção governativa e logo a seguir ficou desempregado

 

 
Adelino Pires Neto, deputado do partido MDFM, criticou a acção governativa na última sessão plenária. Apontou o sector da saúde, e destacou a falta de transparência na gestão do bem público. Disse que o país rejeitou o sistema “nhónó” e agora convive com o sistema “vábú”. O sistema “vábú” terá reagido desempregando o deputado.
 
O deputado, vulgarmente conhecido por Pires Neto, regressou a Assembleia Nacional como deputado no dia 15 de Agosto último. O deputado que tradicionalmente nas sessões plenárias, se exprime em crioulo fôrro, o que cobre as suas intervenções de metáforas denunciou a acentuada degradação do sistema nacional de saúde. Disse que a “saúde” terá abandonado os hospitais e postos médicos do país, para se concentrar no ministério.
 
Fez alusão directa a “saúde” que hoje contorna o rosto da Ministra Ângela Pinheiro, e pediu aos deputados para recordar a imagem física da Ministra da Saúde antes de ser membro do governo.
 
Pires Neto, recordou também o tempo em que se instalou no país, o sistema “nhónó”, que no crioulo fôrro pode significar, beliscar, tirar um pouco de alguma coisa, tem o mesmo significado ao ditado que diz que, “quem trabalha com o mel acaba sempre por lamber os dedos”.
 
O deputado do MDFM-PL, garantiu que a forma como o actual sistema tem realizado actos e contratos em São Tomé e Príncipe, é diferente do antigo sistema “nhónó”. Na visão de Pires Neto, o açambarcamento do bem público, agora é mais intenso, mais decidido, sem medo, por isso o deputado batizou com o nome “Vábú”. Termo do crioulo fôrro que pode significar, apossar-se de algo de forma violenta e volátil.
 
O sistema “Vábú”, baptizado pelo deputado, entrou imediatamente na gíria são-tomense. A intervenção de Pires Neto no parlamento, e o impacto que teve no seio de franjas da população, uma vez que o deputado em causa fala a linguagem do povo, mereceu atenção especial do Conselho Nacional do Partido no poder a ADI, que se reuniu no dia 18 de Agosto último.
 
O deputado falou no parlamento, como direito adquirido no sistema democrático, mas talvez terá esquecido, que é funcionário do poder, e mais ainda, que estamos em São Tomé e Príncipe. Esta semana Pires Neto, acabou por sentir na pele o calor do sistema “Vábú”. «O MDFM/Partido Liberal, torna público, através do presente Comunicado,de que por razões do seu pronunciamento na reunião Plenária da Assembleia Nacional tida lugar no dia 15 de Agosto findo, o Senhor Deputado Adelino Pires Neto, da sua Bancada Parlamentar, foi compulsivamente afastado das suas funções laborais de Coordenador dos Armazéns do Fundo de Estabilização, por ordem do Senhor Ministro do Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes», diz o comunicado do partido MDFM-PL.
 
O partido da oposição, que só tem um deputado no parlamento, acrescenta que a democracia está em perigo. Diz que o sistema actualmente instalado, e que o seu deputado baptizou com o nome Vábú, é ditatorial e fascista. «Esta atitude do Governo da ADI envergonha-nos à todos enquanto santomenses e é mais um sinal claro de que o País poderá estar perante um cenário de governação ditatorial, fascista, de desrespeito às regras democráticas, e de desrespeito ao principio do contraditório, pelo que urge que se ponha fim a este tipo de situações, justamente para o bem da estabilidade, palavra que estranhamente tem vindo a ser muito propalada, estes últimos tempos, de maneira vã, em exercício de mera retórica, por alguns dos altos responsáveis políticos e administrativos do País», frisa o comunicado do MDFM-PL.
 
O MDFM-PL, apresenta mais elementos que sustentam a sua tese segundo a qual o sistema democrático está em risco no país. O leitor pode ler o comunicado na íntegra e avaliar a posição do MDFM-PL, que mostra a tendência persecutória e de represálias, que tem crescido no país, sobretudo contra cidadãos, mas também contra profissionais de comunicação social, que falam ou relatam factos que o poder não gosta de ouvir. CLIQUE -MDFM – COMUNICADO 4 SETEMBRO 2012 ( caso Pires Neto)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana