quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Huambo: População convidada a defender ideais da paz e da estabilidade política

 

 
Huambo - O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, convidou a população desta região do planalto central a envolver-se com sabedoria, espírito criativo e inovador para o alcance de novas e sucessivas vitórias acrescidas as já alcançadas, com vista à defesa dos ideais da paz, da harmonia e da estabilidade política e social.
 
Numa mensagem de exortação, enviada à Angop, a propósito dos 100 anos desde que a cidade do Huambo ascendeu a categoria de urbe, a assinalar-se a 21 deste mês, sob o lema "Huambo cidade e vida, 100 anos pelo desenvolvimento económico e social",
 
Faustino Muteka sublinha que a população deve emprestar toda a sua sabedoria e espírito criativo para o bem da capital da província.
 
Na missiva lê-se que as comemorações dos 100 anos da cidade do Huambo acontecem num momento de particular importância na história da República de Angola, com a realização recente das eleições gerais, a 31 de Agosto, cuja "organização e os resultados das mesmas circunscreveram as mais belas páginas da história".
 
Neste sentido, o governador apelou aos citadinos a se empenharem de forma entusiástica e eufórica em todas as actividades programadas em prol da data, visando elevar o Huambo no contexto do país e do mundo.
 
"Nestes 100 anos de existência da cidade do Huambo, urge a necessidade de todos os munícipes analisarem e reflectirem profundamente sobre os caminhos do progresso e do desenvolvimento que a cidade do Huambo tem ainda por trilhar", expressa a nota assinada pelo governador Faustino Muteka.
 
A nota sublinha ainda que os projectos de requalificação da cidade do Huambo, nos mais variados domínios (ordenamento do território, programa de combate à fome e à pobreza, a provisão de projectos de impacto social e abertura de investimentos ao capital nacional e estrangeiro) figuram entre muitas realizações que fazem o Huambo reconquistar a divisa de "cidade vida" além de liderar ao nível do país o projecto "cidade ecológica".
 
O documento realça que a preservação, conservação e manutenção da cidade do Huambo tem como indicadores os investimentos que foram feitos nos domínios de infra-estruturas públicas, rede viária e de transportes, água e energia eléctrica, saneamento, saúde e educação, motivo pelo qual deve consagrar na mesma direcção com todos os munícipes em termos de espírito patriótico e amor eterno ao Huambo.
 
"O percurso é longo e árduo, mas o futuro já começou com a circulação do comboio, reabilitação do aeroporto e outras infra-estruturas importantes que estão a ser erguidas e que darão condições necessárias para o desenvolvimento sustentável da nossa região", frisa a missiva, acrescentando que este crescimento foi enaltecido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e por muitos que reconhecem os esforços do Executivo.
 
A cidade do Huambo comemora no próximo dia 21 de Setembro 100 anos desde que foi inaugurada pelo então governador-geral de Angola, o general José Mendes Ribeiro Norton de Matos (português), na sequência de um despacho administrativo emitido pela portaria nº1040, datado de 08 de Agosto de 1912.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana