sábado, 15 de setembro de 2012

Moçambique: REFORMA DA JUSTIÇA, TRANSPORTE EM COMBOIOS MAIS BARATO

 


Ordem dos Advogados defende "reforma profunda, horizontal e global" da Justiça
 
14 de Setembro de 2012, 12:20
 
Maputo, 14 set (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Gilberto Correia, defendeu uma "reforma profunda, horizontal e global" da administração da Justiça moçambicana, considerando-o "ineficiente e incapaz de responder à procura e às necessidades dos cidadãos".
 
Gilberto Correia disse, no Primeiro Congresso para a Justiça, que hoje termina em Maputo, ter a "perceção" de que no setor judiciário moçambicano "são promovidas reformas pontuais descoordenadas, assentes em paliativos, retoques ou remendos".
 
A máquina da administração da Justiça precisa "de uma reforma profunda, horizontal e global, feita a partir da aprendizagem obtida com os erros do passado, da projeção das necessidades futuras e do conhecimento e experiências coletivas acumuladas", disse o bastonário da Ordem dos Advogados moçambicanos.
 
Para Gilberto Correia, o sistema de Justiça de Moçambique está a passar "simultaneamente por uma crise de meios e de resultados, de celeridade e de qualidade, de previsibilidade e de credibilidade".
 
"Volvidos 37 anos de independência nacional temos ainda uma Justiça cara, de difícil acesso e extremamente morosa", pelo que "é de supor que o crescimento económico acelerado que vivemos, o aumento do número de cidadãos com acesso à educação formal e o aumento da população, sobretudo da população urbana, venham colocar-se desafios ainda mais exigentes e mais pesados a uma máquina que denota sinais evidentes de fadiga", afirmou.
 
O congresso, que decorre sob lema "A Qualidade e a Celeridade da Justiça", está a discutir o impacto das reformas do Código do Processo Civil, as perspetivas do novo Código Penal, o impacto da arbitragem na resolução de conflitos em Moçambique e a desjudicialização dos conflitos.
 
O papel dos tribunais comunitários, a independência do poder judiciário, bem como as implicações da formação académica e profissional dos advogados, o problema da corrupção no judiciário também são temas de debate no encontro.
 
Falando no ato de abertura, na quinta-feira, o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, reconheceu "as imensas e gigantescas dificuldades com que o sistema se debate na sua missão de fazer Justiça", mas considerou que "muitas delas são derivadas da condição de pobreza" do país.
 
"Neste quadro, devem encarar essas dificuldades como desafios para transformá-los em oportunidades que induzam à libertação da criatividade e do talento que habita em cada um de vós", exortou o chefe de Estado moçambicano.
 
MMT
 
Empresas defendem sistema integrado para reduzir custos do transporte ferroviário
 
14 de Setembro de 2012, 14:44
 
Maputo, 14 set (Lusa) - A Associação dos Caminhos de Ferro da África Austral (SARA) defendeu hoje em Maputo a integração do sistema ferroviário da região como um passo decisivo para a redução dos custos de transporte ferroviário.
 
Os elevados custos do transporte ferroviário na África Austral serão um dos focos da 3.ª Conferência do SARA, agendada para novembro próximo e que vai juntar empresas do setor ferroviário da região.
 
Falando em conferência de imprensa de anúncio da conferência, o diretor-executivo da SARA, Stephenson Ngubane, disse que a África Austral tem custos elevados no transporte ferroviário, que são um entrave ao comércio e ao desenvolvimento.
 
"Estamos conscientes dos elevados custos de transporte no setor ferroviário. O crescimento económico da África Austral só será possível através da redução dos custos e esse objetivo passa pela integração do sistema ferroviário da região", enfatizou Stephenson Ngubane.
 
A redução de perdas nas despesas de operação das linhas férreas e a promoção de uma maior eficiência do sistema ferroviário também são fundamentais para a redução do custo de transporte ferroviário, assinalou o diretor-executivo.
 
"Estamos otimistas em relação a um futuro com um sistema ferroviário acessível a todos, estamos no bom caminho quanto aos esforços que temos encetado para o embaratecimento dos custos do transporte ferroviário", enfatizou.
 
O diretor-executivo da SARA afirmou que as infraestruturas de transportes foram negligenciados pelos governos africanos nos últimos anos, defendendo a realização de investimentos para o fortalecimento do setor.
 
"Estamos por isso a trabalhar para o estabelecimento de um fundo para as infraestruturas ferroviárias, como tem sido preconizado por vários estudos", salientou Stephenson Ngubane.
 
PMA
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Leia quase tudo sobre Moçambique (símbolo na barra lateral)

 

Sem comentários:

Mais lidas da semana