domingo, 23 de setembro de 2012

PASSOS COELHO ESTÁ DESGRAÇADO, TENHAM DÓ DELE!

 

Helena Ricoli
 
É frequente que pessoas do círculo restrito de Passos Coelho comentem como quem não quer a coisa que o primeiro-ministro é incompreendido e está a ser injustiçado por tudo e por todos. Existem até os que consideram que é ele quem pode salvar Portugal. Desses, quando assim o dizem, nada me admira, são amigos. Os amigos são para as ocasiões mas de salvadores que encarnam perfeitamente Salazar adaptado à atualidade ficámos fartos e sabemos que são perigosos.
 
Há dias, após a enorme manifestação por todo o país em 15 de Setembro e a da passada sexta-feira, 21, foi de admirar que um desses do restrito circulo de Passos tivesse desabafado: “Passos Coelho está desgraçado, tenham dó dele!”
 
Passos desgraçado? Por quê? Por quem? Se se desgraçou foi ele próprio que tudo fez para que tal viesse a acontecer. É dele que sobressai a garotice, a impreparação, a inexperiência, a incompetência, a vil e sistemática mentira, o espírito de vende-pátria-ao-desbarato, a obsessão em conduzir Portugal e os portugueses para o empobrecimento insuportável e inadmissível, a subserviência a Merkel, a não defesa dos interesses de Portugal, o apoio cego ao comprovado intrujão Relvas, seu amigo de longa data, à sua intransigência em escutar os que sabem e preferir seguir o ministro Gaspar com a sua enorme fama de grande cérebro de economista e gestor mas que só tem comprovado ser um tecnocrata medíocre e muitas vezes incompetente… E mais será melhor nem fazer aqui constar porque a lista seria quase imparável.
 
Em Portugal a minoria dos que apoiam as políticas desastrosas deste governo quase se podem contar pelos dedos das duas mãos. Percebemos contudo que no estrangeiro Passos e Gaspar tenham muitos mais apoiantes, a começar por Merkel e pelos que nem conhecem Portugal, nada sabem de Portugal nem dos portugueses. Que melhor currículo querem eles para emigrar? E podem (devem) levar Carlos Moedas, Borges, Mota Soares, e todos os traidores que continuam a abusar da dignidade e da paciência dos portugueses.
 
A frase já citada e afirmada “Passos Coelho está desgraçado, tenham dó dele!” é um frase de amigo que afinal se preocupa por ter em memória o que aconteceu a Miguel de Vasconcelos, um traidor (em conluio com Espanha) que em 1640 foi atirado de uma das janelas do Terreiro do Paço e arrastado pelas ruas de Lisboa. Ou até memória de outros traidores que agora nem interessa nomear.
 
A atitude do lamento é mesmo de amigo e importa compreender. Amigo cego, é certo, mas dos bons… para Passos. Péssimo para todos os outros portugueses, principalmente para os que estão desempregados, têm salários em atraso, perderam as suas casas, vêem as reformas ainda mais miseráveis, passam fome… Enfim, a imensa miséria que todos sabemos que existe. Enquanto uma elite politica e económico-financeira (não esquecer os boys, as girls e os grandes amigos) vive descarada e ofensivamente à grande…
 
Mas, evidentemente – isso deve ser dito àquele grande amigo do desabafo – apesar de Passos estar desgraçado, como comprovam as evidências, ainda mais desgraçado será se teimar em continuar com as suas políticas de destruição e de traição aos portugueses. Já ninguém o respeita. O próprio Cavaco Silva, na qualidade de PR, teve de o achincalhar e demonstrar que ele não tem mínima competência para desempenhar o cargo de primeiro-ministro, por isso convocou Gaspar para se ir explicar ao Conselho da República. Por isso mesmo, por Passos ser uma grande besta e agente prejudicial a Portugal, consta no terceiro parágrafo do comunicado do Conselho de Estado o contrário daquilo que Passos sempre defendeu. Também no sétimo parágrafo desse comunicado é notório que Passos é considerado abaixo de cachorro rafeiro. E o descrédito, a inadmissível incompetência, a garotice, a traição às promessas que veio fazendo e aos portugueses, não se ficaria por aqui. Todos o sabemos. Não estão só em causa as controversas medidas de alterações na TSU. Está em causa tudo, todo o governo e o próprio presidente da República – que ilusoriamente quer agora aparecer como se tivesse resolvido a crise política quando todos sabemos que ela existe, é latente, e está prestes a agravar-se se não forem tomadas medidas adequadas e equilibradas, equitativas, realmente justas, para evitar a revolta popular que é transversal na sociedade portuguesa.
 
Porque não é só Passos Coelho o único responsável pelo descalabro a que têm vindo a conduzir o país decerto que vão ter dó de Passos Coelho e nem por sombras lhe acontecerá o mesmo que ao Miguel de Vasconcelos, não estamos em 1640. Contudo será bom recomendar a Passos e a muitos outros do clã que emigrem e não voltem. Conselho piedoso que devem seguir. Tenham dó.
 
Leia mais sobre Portugal (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana