terça-feira, 11 de setembro de 2012

Portugal: MILHARES COMPROMETEM-SE A IR À MANIFESTAÇÃO ANTITROIKA

 

Alexandre Costa - Expresso
 
Mesmo antes do anúncio aguardado para esta tarde de mais medidas de austeridade, mais de 22 mil pessoas já manifestaram no Facebook a intenção de participar nos protestos de sábado.
 
As medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, na sexta-feira, fizeram crescer rapidamente o número de pessoas que manifestaram no Facebook a intenção de participar nos protestos "Que se lixe a troika - Queremos as nossas vidas" marcados para sábado em Lisboa, Porto e outros pontos do país.
 
Ao longo do fim-de-semana as intenções de participação chegaram ao 14 mil e na manhã de terça feira já superam as 22 mil.
 
Mesmo antes das novas medidas de austeridade que devem ser anunciadas que esta tarde pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a adesão ao protesto na sua página do Facebook já é superior à registada antes das manifestações da Geração à Rasca.
 
Organizadas de forma autónoma e independente por quatro jovens que utilizaram o Facebook para uma iniciativa de descontentamento de uma "geração de desempregados, trabalhadores sub-contratados e estagiários", as manifestações de 12 de Março de 2011 juntaram centenas de milhares de pessoas.
 
Manifestações geradas fora das estruturas partidárias
 
Tal como as manifestações da "Geração à Rasca", os protestos do próximo sábado estão a ser gerados fora das estruturas tradicionais como os partidos políticos ou os sindicatos, agora com uma maior consciencialização do potencial do Facebook como plataforma agregadora de iniciativas de activismo político.
 
O protesto antitroika é convocado em nome da mobilização e da união das vozes dos cidadãos contra a "perda de soberania" e o "saque" aplicado dentro de um pacote de "medidas políticas devastadoras que implicam o aumento exponencial do desemprego, da precariedade, da pobreza e desigualdades sociais".
 
"Este é um apelo de um grupo de cidadãos e cidadãs de várias áreas de intervenção e quadrantes políticos. Dirigimo-nos a todas as pessoas, colectivos, movimentos, associações, organizações não-governamentais, sindicatos, organizações políticas e partidárias que concordem com as bases deste apelo para que se juntem na rua no dia 15 de setembro", refere o manifesto subscrito por diversas personalidades da área da Cultura como o músico António Pinho Vargas, a escritora Margarida Vale de Gato e a atriz São José Lapa.
 
As manifestações antitroika estão marcadas para sábado às 17h. Em Lisboa, a concentração terá lugar na Praça José Fontana e no Porto na Avenida dos Aliados. Braga, Funchal, Guarda, Coimbra, Loulé, Faro, Vila Real, Covilhã e Portimão são outras cidades onde o protesto irá também ter lugar.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana