domingo, 23 de setembro de 2012

RTP

 


A RTP não é apenas uma empresa. Faz parte de Portugal. É património e uma parte da vida de muitas gerações
 
João Adelino Faria* – Dinheiro Vivo, opinião
 
Em criança, foi através dela que descobri que havia um mundo imenso para lá da vila onde nasci. Quando chegou a cor, era adolescente e foi através dela que aprendi as primeiras lições de vida. Como jovem, foi com ela que viajei e sonhei. Como universitário, foi com ela que tive a certeza de que queria ser jornalista. Quando entrei para a SIC, foi nela que procurei inspiração. Hoje, é nela que trabalho e com orgulho apresento o Telejornal.
 
A RTP não é apenas uma empresa! É uma casa que faz parte de Portugal enquanto Nação, Pátria, País, Cultura e História. É um património e uma parte da vida de muitas gerações. Foi instrumento da ditadura e da democracia. Foi escola para milhares de profissionais e universidade para muitos que hoje trabalham, do jornalismo à política. Foi o último reduto para combater injustiças, ajudar os que não tinham outro meio para contar as suas histórias e companhia para quem não tinha mais ninguém. Foi com ela que rimos e chorámos todos, muito, ao longo das nossas vidas. Não há português que não tenha a sua história com a RTP. Foi durante muito tempo o orgulho de todos nós e não apenas dos que nela trabalham.
 
Por tudo isto, é com grande tristeza que vejo por estes dias esta casa ser atacada na rua e nos jornais sem piedade e sem razão. Um ataque generalizado e fácil, por vezes movido por interesses egoístas, implacáveis, ou simplesmente por objetivos incendiários de quem gostaria de a ver desaparecer. Indigna-me sobretudo ver como alguns jornalistas que aqui trabalharam atacam com ódio a casa onde, ironicamente, aprenderam quase tudo e graças à qual são alguém na vida!
 
Na RTP cometemos erros ? Sim. Há muita coisa a mudar? Sem dúvida. Mas ignorar a história, o trabalho e o esforço que diariamente são aqui feitos por milhares de profissionais não é cegueira, é pura maldade!
 
Sei que o mundo mudou muito e concordo que a RTP tem, urgentemente, de se adaptar aos tempos difíceis que vivemos. Também aqui, e por maioria de razão, há muitos sacrifícios a fazer! Não conheço ainda, sinceramente, qual o melhor modelo para a transformar. Mas, seja qual for a solução encontrada, espero que tenha sempre em conta que a RTP existia muito antes de nós e que deve continuar a existir muito para além das nossas vidas. Mais do que me preocupar com quem e como vai ser gerida no futuro esta casa desejo que a sua essência, a sua matriz, o seu espírito e a sua alma nunca desapareçam. Só quem aqui trabalha e contacta com quem nos vê, em Portugal e no mundo, percebe como isto é importante e especial.
 
Esta é uma crónica daquilo que sinto, mas creio ser também o sentimento de muitos dos milhares de trabalhadores desta casa. Em especial dos mais velhos que por vezes encontro na cantina da RTP. É enternecedor ver que, mesmo depois de reformados, muitos aqui regressam. Não conseguem cortar o cordão! Estão preocupados com o futuro da sua televisão como se de um neto se tratasse. Fazem-me perguntas para as quais não tenho resposta. Pedem-me ajuda para salvar o que foi construído por milhares de pessoas. Não tenho esse poder. Mas é por eles e para eles que escrevo esta crónica.
 
* Pivô e jornalista da RTP - Escreve ao sábado
 
QUANDO MORDEM A MÃO DE QUEM LHES DEU O QUE VER E COMER
 
Para o Página Global o artigo de opinião de João Adelino Faria que acabaram de ler é enternecedor, pungente, objetivo e recheado de verdades. A RTP é Portugal e Portugal é a RTP. Os seus profissionais ao longo de décadas tudo fizeram para proporcionar o melhor aos telespetadores portugueses. A RTP (exemplo) não é só a pioneira mas sim o símbolo do esforço e do sacrifício de imensos profissionais que passaram as estopinhas para levar a casa de cada português a Volta a Portugal em bicicleta quando quase isso era quase impossível devido a enormes carências e deficiências técnicas, para além dos limitados meios (não só técnicos) humanos. A RTP, mais recentemente, (outro exemplo) apesar de quase nunca ter feito a cobertura de uma prova de Fórmula 1 foi eleita pela FIA a melhor realização daquele ano (1984, no autódromo do Estoril, a 21 de Outubro) em que se registou a primeira prova em Portugal depois de um interregno de mais de 20 anos. Inumeros exemplos poderiam aqui ser citados.
 
Várias televisões internacionais que trabalharam em co-produções com profissionais da RTP saíram de Portugal encantados e a elogiar os profissionais daquela “casa”. Estão nesse cardápio e a servir de referência a RAI (italiana), a BBC (inglesa), a TVE (espanhola), entre muitas outras, da Europa e do resto do mundo. A maior parte das vezes com equipamentos “obsoletos” a RTP, pelo profissionalismo e entrega dos seus profissionais, fazia milagres. Esse foi e é o espírito dos que nasceram e viveram naquela “casa”.
 
Foi na RTP que a vasta maioria dos atuais profissionais das televisões ditas independentes adquiriram formação desde meados dos anos 80 e até praticamente o inicio das emissões da SIC (a primeira “independente” a estrear-se e que agora comemora 30 anos).
 
Foi a RTP que afinal proporcionou a muitos dos seus atuais detratores e revelados inimigos a aprendizagem, a experiência e a sabedoria para que prosseguissem a profissão com êxito. A RTP foi a mão que lhes proporcionou o que comer ao exercerem a profissão e a serem devidamente remunerados pela mais valia do seu trabalho de excelência. Daí não se compreender que - comportando-se como mastins - mordam a mão dos que abriram os seus horizontes e lhes deram o que comer, em vez de serem solidários com os seus ex-colegas e amigos, com a “casa” onde nasceram para a profissão e apontarem que os verdadeiros erros que existem na RTP devem-se à governamentalização partidária que tem consumido aquela exemplar e gloriosa estação nacional de televisão.
 
Muito haveria para dizer. João Adelino Faria até o diz melhor que nós. Só queremos associar-nos à razão e ao orgulho de todos os portugueses que - mesmo sem o saberem - são a RTP, porque a RTP é Portugal. (PG)
 
Leia mais sobre Portugal (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana