domingo, 23 de setembro de 2012

PORTUGAL TEM DE APOIAR A INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA

 


Paulo Gaião – Expresso, opinião, em Blogues
 
Duzentos anos depois de perder as suas colónias latino-americanas no exacto momento em que tinha de abrir mão da sua soberania política para Napoleão, a Espanha está à beira de perder a Catalunha (e não só) no momento em que, tudo indica, vai ter de renunciar formalmente à sua soberania financeira (e também política) para o FMI através de um pedido formal de resgate.
 
Mariano Rajoy bem tentou resistir até à última hora ao resgate, certamente consciente de como ele podia agravar os perigos imensos a que Espanha estava sujeita, talvez os maiores da sua História porque é de destintegração total de um país que se trata.
 
Mas, como parecia óbvio, de nada adiantou disfarçar as misérias. A Espanha foi mesmo a chacota europeia nos últimos dois meses. Os espanhóis diziam que não eram o Uganda para serem resgatados a ferros. Mas foi mais um sinal da sua decadência.
 
Esta semana, o rei Juan Carlos apelou aos espanhóis (catalães) para não perseguirem quimeras, não caírem na tentação de atirarem culpas uns aos outros, galgos e podengos (sempre as gaffes da caça). Se queria pacificar, é capaz de ter acirrado os ânimos dos independentistas catalães. Ele que é descendente dos Bourbon, os coveiros da independência da Catalunha.
 
A Catalunha disse ao que vinha mesmo antes do resgate formal. Primeiro quer a soberania fiscal catalã, depois já se percebeu o que quer a seguir: a independência política. Talvez a ser sufragada nas urnas já nas próximas eleições autonómicas. Para que a República Catalâ seja proclamada logo a seguir. É a quinta tentativa catalã para ser independente mas, desta vez, pode ser irreversível.
 
As condições políticas para a Catalunha ser hoje independente não podiam ser melhores. Em 1640, em 1873, 1931 e 1934, datas das breves Repúblicas Catalãs até hoje, a Espanha ou era pujante ou adivinhava-se que tinha ainda muito caminho histórico a percorrer. Como veio a acontecer, até ao pacto autonómico de 1977.
 
Hoje, há a sensação que a Espanha chegou ao fim da estrada. Que não tem nada para oferecer. Que se esgotou a sua História, o seu modelo, o seu mosaico de povos
 
A integração da Espanha na Europa facilita a concretização dos anseios da Catalunha. Esta sai de Espanha, sem sair da União Europeia.
 
A crise económica, que tudo avassala, leva à desvalorização das brechas políticas. Não podia ser melhor panorama para a Catalunha.
 
Os catalães abrem o caminho. A seguir virá, certamente, o País Basco. E a Galiza, Andaluzia...
 
Como deve Portugal reagir? É impossível não dar a mão à independência da Catalunha. Foi ela quem nos permitiu restaurar a nossa em 1640, quando Madrid apostou tudo em matar a rebelião catalã e renunciou a Portugal.
 
Mas não se deve afrontar Madrid. Portugal pode ser, aliás, o grande mediador entre Madrid e Barcelona para conter todos os perigos... E ganhar um papel central na Península Ibérica.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana