sábado, 13 de outubro de 2012

A cultura sai à rua contra a austeridade, mas há mais protestos nos próximos dias

 
Clicar para ampliar
SS - (CMP) - Lusa
 
Lisboa, 13 out (Lusa) - Artistas portugueses saem hoje à rua, em Lisboa e em mais de duas dezenas de localidades no país, para protestar contra as medidas de austeridade, mas o dia ficará ainda marcado por outras manifestações e concentrações.
 
A manifestação cultural que se associa ao apelo "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" concentrará mais de 30 bandas e artistas, que atuarão a partir das 17:00 num palco junto à Praça de Espanha, em Lisboa, na qual estarão ainda atores, realizadores, produtores e promotores.
 
A esta manifestação em Lisboa, que contará, por exemplo, com Dead Combo, Camané, Diabo na Cruz, Deolinda, Vitorino e Coro Acordai, associam-se outras em mais de 20 cidades, como Porto, Coimbra, Faro, Braga, Santarém, Évora e Caldas da Rainha.
 
À manifestação cultural de hoje vai juntar-se o movimento internacional Global Noise, com recursos a tachos e panelas.
 
Hoje está igualmente prevista, segundo o Facebook, a manifestação “contra as políticas de austeridade – devolvam-nos a dignidade”, em 24 cidades portuguesas. Em Lisboa, os manifestantes vão marchar pela avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal, juntando-se depois ao protesto da Praça de Espanha.
 
A marcha da CGTP contra o desemprego, que tem estado a percorrer o país, também termina hoje em Lisboa, com um desfile entre a Praça da Figueira e a Assembleia da República.
 
Além dos protestos de hoje, estão previstas ações no domingo e na segunda-feira.
 
Para domingo, véspera da apresentação do Orçamento do Estado para 2013, estão marcadas duas vigílias junto ao parlamento.
 
Uma delas é convocada no Facebook pelo movimento “Ocupar Lisboa”, para um almoço em São Bento. A outra é marcada pelos indignados de Lisboa e tem início às 00:00 de domingo, prolongando-se até às 18:00 de segunda-feira.
 
Nesta segunda-feira, realiza-se a concentração “Cerco a São Bento! Este não é o nosso orçamento”, marcada para as 18:00, organizada pelo Movimento Sem Emprego e Plataforma 15 de Outubro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana