terça-feira, 23 de outubro de 2012

Angola: SAMAKUVA ABANDONA SALA SEM RESPONDER A PERGUNTAS

 


Bernardino Manje – Jornal de Angola, com foto de Dombele Bernardo
 
Isaías Samakuva chamou ontem a imprensa para propor o salário mínimo de 50 mil kwanzas (500 dólares) por ser “a única forma de melhorar a qualidade de vida dos angolanos”. Esta foi uma proposta apresentada durante a campanha eleitoral e “reprovada” pelos eleitores.

O presidente da UNITA, na sua intervenção, recomendou ao Presidente da República para não nomear apenas “pessoas do seu partido” e optar por critérios de competência nas nomeações.

Samakuva quer também saber “o tamanho da riqueza nacional” para que a oposição confirme se ela está a ser melhor distribuída.

O presidente da UNITA convidou o Presidente da República a divulgar publicamente os seus bens e defendeu que seja feito um levantamento rigoroso do património do Estado. Samakuva disse também aos jornalistas que na sua opinião o Presidente da República devia ter discursado na Assembleia Nacional e não apenas fazer distribuir um discurso aos deputados. O Jornal de Angola quis saber se Isaías Samakuva já reconhece a Constituição da República, já que ele e o seu grupo parlamentar abandonaram o plenário da Assembleia Nacional no dia da votação.

Quisemos também saber se o seu partido vai apresentar na Assembleia Nacional uma proposta para que todos os titulares dos órgãos de soberania, incluindo deputados, apresentem ao Tribunal Constitucional a lista dos seus bens pessoais, antes de tomarem posse.

Mas foi impossível fazer estas perguntas porque o presidente da UNITA leu o seu discurso e saiu da sala sem dar oportunidade aos jornalistas de lhe fazerem perguntas. Tinha sido mais prático e correcto enviar o texto que leu às Redacções.

Sem comentários:

Mais lidas da semana