quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Brasil: Índios Guarani-Kaiowá anunciam morte colectiva no Mato Grosso do Sul

 

Cláudia Reis – i online
 
Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais uma notícia que dá conta de um suposto suicídio colectivo de índios da tribo Guarani-Kaiowá. As informações davam conta de que 170 índios poderiam cometer o suicídio durante os próximos dias como forma de pôr fim aos males provocados por algumas doenças como a leishmaniose.
 
A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, Fernando da Silva Souza. “Nos últimos dez anos mais de 200 índios cometeram suicídio por não encontrarem uma solução para problemas de saúde”, disse Silva Souza.
 
No entanto, esta quarta-feira, o Conselho Indigenista Missionário emitiu um comunicado que revela que afinal pode não tratar-se de um suicídio colectivo, mas antes de uma morte colectiva, já que os índios decidiram ficar na terra a resistir à desapropriação autorizada pela Justiça Federal de Navirai, no Mato Grosso do Sul.
 
Na carta, refere o Conselho Indigenista Missionário, não há qualquer menção a um suposto suicídio colectivo. O conselho defende que o suicídio entre os Kaiowá e Guarani já ocorre há tempo, sobretudo, entre os jovens.
 
Entre 2003 e 2010 foram cometidos 555 suicídios entre os Kaiowá e Guarani motivados por situações de confinamento, falta de perspectiva, violência aguda e variada, afastamento das terras tradicionais e vida em acampamentos às margens de estradas. No entanto, nunca houve registro de suicídios em massa ou organizados.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana