quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Brasil: Membros da CPI de Incêndios em favela são financiados por setor imobiliário

 


Todos os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) montada na Câmara Municipal de São Paulo para investigar incêndios em favelas são financiados por empresas ligadas à construção civil e ao setor imobiliário.

Juntos, os seis membros da comissão receberam na eleição de 2008 mais de 782 mil reais, segundo as prestações de contas apresentadas. E na atual briga para a reeleição, suas prestações de contas parciais já contabilizam mais de 338 mil reais em doações.
 
A CPI surgiu para investigar o aumento de incêndios em favelas e moradias precárias na cidade e as suspeitas de serem criminosos, inclusive por acontecerem em regiões de valorização imobiliária. A Comissão, instalada em abril deste ano, realizou apenas três sessões e cancelou outras cinco.
 
Na última quarta-feira (27), movimentos sociais e familiares compareceram à Câmara de São Paulo para acompanhar a reunião que estava agendada. Diante dos manifestantes, o presidente da CPI Ricardo Teixeira (PV) justificou o cancelamento, por falta de quórum e compromisso dos demais vereadores.
 
Entre os membros de Comissão, Teixeira é o campeão de arrecadação de doações por ter recebido mais de 452 mil reais no pleito de 2008. E ao mesmo tempo que preside a comissão, já acumula mais de 150 mil reais de contribuição do setor imobiliário para disputar sua reeleição. 

Somente em 2012, segundo o Corpo de Bombeiros, foram mais 68 incêndios em favelas de São Paulo. Estes dados e os da Defesa Civil já foram apresentados aos membros da CPI, assim como se tentou ouvir representantes das subprefeituras sobre a questão. A próxima reunião da CPI ficou marcada para o dia 17 de outubro. (pulsar/
cartamaior)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana