quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Brasil: Projetos do PAC ameaçam ao menos 30 povos indígenas da Amazônia

 

Pulsar, com foto
 
O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal provoca grandes alterações nos modos de vida e nos territórios de cerca 30 povos indígenas da Amazônia. É o que aponta estudo realizado pelo Observatório dos Investimentos na Amazônia.
 
São hidrelétricas e estradas financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O estudo mostra ainda que estão previstas a construção de 82 obras nos estados do Amazonas,Rondônia e Pará. Dessas, 43 afetam pelo menos um território tradicional.
 
De acordo com o levantamento do Observatório, uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o mapa dos projetos no setor de transportes evidencia a expansão da infraestrutura em direção às com o Peru e a Bolívia.
 
Movimento semelhante ocorre com as obras do setor energético. Somente em 2011, foram gastos cerca de 5,2 bilhões de reais com hidrelétricas em importantes rios amazônicos como o XinguTapajós e Telles Pires.
 
O estudo aponta que quase 90% das terras indígenas afetadas por esses, entre outros empreendimentos do PAC, já se encontram em situação de risco por causa de madeireiras e da mineração.
 
Ricardo Verdum, autor do estudo, aponta que a construção dessas obras sem uma prévia consulta aos indígenas e ribeirinhos é uma violação de tratados internacionais de Direitos Humanos. Em entrevista ao Inesc, destacou que, “em alguns casos, os impactos socioculturais e ambientais poderão ser irrecuperáveis”. (pulsar)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana