quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cabo Verde: AMIZADE CABO VERDE - EUA, POLÍTICA EUA-ÁFRICA É PARA DURAR

 


Relações com Cabo Verde são "excelentes" -- embaixadora norte-americana
 
25 de Outubro de 2012, 07:29
 
Cidade da Praia, 25 out (Lusa) - As relações entre os Estados Unidos e Cabo Verde são "excelentes" e com grande margem de progressão, independentemente de quem ganhar as eleições norte-americanas de 06 de novembro, disse hoje à agência Lusa a embaixadora na Cidade da Praia.
 
Adrienne O'Neal, acreditada em Cabo Verde desde 09 de dezembro de 2011, salientou a importância que o arquipélago cabo-verdiano tem no contexto do Atlântico - ligação entre as Américas, Europa e África -, e que o caminho a seguir passa pela diversificação das relações comerciais e de cooperação.
 
As relações entre o arquipélago e os Estados Unidos são das mais antigas, datam de 1740, quando os baleeiros norte-americanos começaram a recrutar pescadores nas ilhas da Brava e do Fogo.
 
Atualmente, as relações bilaterais têm crescido significativamente, apesar de Cabo Verde ocupar, em 2011, um modesto 201.º lugar nas importações norte-americanas - apenas um milhão de dólares (cerca de 782 mil euros), mas mais 3,5 por cento do que em 2010.
 
Em sentido contrário, as exportações norte-americanas para Cabo Verde cresceram, de 2010 para 2011, cerca de 14 por cento, atingindo os 11 milhões de dólares (8,6 milhões de euros), deixando o arquipélago como o não menos modesto 198.º destino das mercadorias oriundas dos Estados Unidos.
 
Atualmente, Cabo Verde beneficia da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) norte-americana, através do programa Millennium Challenge Corporation (MCC), e da antena local, Millennium Challenge Account (MCA), sendo o único país de rendimento médio a obter, da parte dos Estados Unidos, o segundo compacto MCC.
 
O primeiro vigorou entre 2005 e 2011, no valor de 110 milhões de dólares (86 milhões de euros), e privilegiou a melhoria do clima económico, das reformas das políticas públicas e privadas e da produtividade agrícola, de estrada, pontes e portos, além de melhorar o acesso da população aos mercados, emprego e serviços sociais.
 
O segundo, no montante de 66,2 milhões de dólares (52 milhões de euros), entrará em vigor a 30 de novembro próximo, com o foco nas questões ligadas à água, saneamento e à reforma da administração territorial.
 
Paralelamente, os Estados Unidos, onde reside 51 por cento do total da diáspora cabo-verdiana, têm procurado diversificar as relações, mantendo-se como a principal a defesa e segurança do arquipélago que, pela sua posição geográfica, tem servido de plataforma de trânsito de tráficos ilícitos oriundos da América do Sul e a Europa.
 
"A localização de Cabo Verde não vai mudar, pois a posição geográfica é estratégica e de benefício para as Américas, Europa e África", sublinhou O'Neal, indicando que a Cidade da Praia tem tido um papel "importante" nesse combate.
 
"Estamos a tentar diversificar as nossas relações, sobretudo no investimento comercial e na formação. Gostaríamos de ter mais estudantes cabo-verdianos a estudar nas nossas universidades", acrescentou, lembrando que a cooperação estende-se também aos assuntos políticos.
 
"Cabo Verde é muito importante para nós. Acredito que, devido à sua posição estratégica, nada se altere nas relações bilaterais", concluiu O'Neal, aludindo à disputa eleitoral entre Barack Obama e Mitt Romney, marcada para 06 de novembro.
 
JSD // HB
 
Política africana é para manter ganhe quem ganhar
 
25 de Outubro de 2012, 07:29
 
Cidade da Praia, 25 out (Lusa) - A política norte-americana para África não mudará ganhe quem ganhar as eleições presidenciais nos Estados Unidos de 06 de novembro próximo, defendeu a embaixadora em Cabo Verde.
 
Numa entrevista à agência Lusa na Cidade da Praia, Adrienne O'Neal sublinhou acreditar que a aposta dos Estados Unidos em África tende a crescer e a diversificar-se e que Washington manterá "grande atenção" aos tráficos ilícitos e à pirataria marítima no atlântico.
 
"Não tenho números, mas posso adiantar que tem havido muito mais interesse comercial. Em março de 2011, estive no porto de Los Angeles (Califórnia, costa oeste dos EUA), onde me perguntaram como se pode fazer comércio com África", sublinhou a diplomata norte-americana acreditada na Cidade da Praia.
 
"Isso parece um pouco remoto, porque há, nos Estados Unidos, portos muito mais perto do continente africano. Mas reconhecem África como um mercado crescente, importante e que merece ser explorado", acrescentou.
 
Segundo dados oficiais do Tesouro norte-americano, em 2011, as exportações dos Estados Unidos para a África Subsaariana, maioritariamente ligadas ao ramo automóvel e à aviação, atingiram 21,1 mil milhões de dólares (cerca de 16,5 mil milhões de euros), o que representou uma subida de 23 por cento em relação a 2010, com a África do Sul, Nigéria e Angola a ocuparem os três primeiros lugares.
 
Por seu lado, os 49 países a sul do Saara exportaram para os Estados Unidos mercadorias no valor de 74,2 mil milhões de dólares (cerca de 58 mil milhões de euros), uma subida de 14 por cento em relação a 2010, com o petróleo da Nigéria, Gabão e Chade à cabeça, a par dos minérios da África do Sul.
 
Num momento em que decorre a campanha eleitoral norte-americana, entre o recandidato Barack Obama e o pretendente Mitt Romney, todas as perguntas sobre a votação e sobre o que se seguirá "são difíceis" de responder.
 
"Desde a primeira visita do (antigo) Presidente (Bill) Clinton a África (em 1998) que tem havido uma abertura significativa da política externa norte-americana em relação a África. Recentemente, Obama inaugurou uma nova política, enfatizando a ideia de fomentar a democracia e, ao mesmo tempo, a atividade comercial e o crescimento económico", disse O'Neal.
 
Reconhecendo que as duas ideias de Obama "vão ainda demorar a concretizar", a diplomata norte-americana salientou que os esforços para a consolidação da democracia vão continuar, com a aposta na diversificação das relações comerciais com o continente, em que a tendência passa pela diminuição das compras do petróleo.
 
"A política corrente dos Estados Unidos é de tentar utilizar cada vez menos o petróleo. As energias renováveis, que são agora muito populares e que estão a ser bem utilizadas em Cabo Verde, também são vertentes que estamos a explorar, para ficarmos livres da dependência do petróleo", augurou.
 
A segurança marítima - tráfico de droga, de pessoas e de armas, bem como a pirataria marítima - terá nos Estados Unidos um ator importante, garantiu O'Neal, lembrando que África já tem os "problemas do mundo moderno".
 
"A globalização do crime e do trânsito de mercadorias ilícitas não escapa a nenhum país. Tudo dependerá do desenvolvimento do comércio e da evolução de fatores como a pirataria e o tráfico de droga. Depende de como essas questões evoluírem", frisou.
 
Questionada pela Lusa se uma eventual "onda anti-EUA", no norte de África após as primaveras árabes, pode estender-se ao sul do Saara, O'Neal admitiu que o assunto "preocupa" as autoridades norte-americanas, mas lembrou que Washington tem relações "muitos boas com a maioria" dos estados africanos.
 
"Pode sempre estender-se. Este anti-americanismo por parte do mundo sobretudo islâmico não vai fazer criar problemas. Mas não poderá é haver proliferação do terrorismo abaixo do Sahel", avisou.
 
JSD // HB
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Cabo Verde (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana