domingo, 21 de outubro de 2012

Cabo Verde: PM quer jovens da diáspora a contribuir no desenvolvimento do país

 


Cabo Verde deve aproveitar os quadros da diáspora para o seu desenvolvimento, afirmou hoje na Praia o primeiro-ministro, José Maria Neves, durante a cerimónia de encerramento da apresentação da Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos (EUA).
 
Segundo José Maria Neves, os quadros jovens lá fora deveriam ser utilizados mais frequentemente no sentido de ajudar Cabo Verde no seu desenvolvimento.
 
“Nós cabo-verdianos já conhecemos a nossa realidade, temos outra perspectiva lá fora, o que poderia ser benéfica para o nosso país”, disse.
 
Na opinião do primeiro-ministro, “Cabo Verde é um país vasto de multidões, que vem promovendo o reforço das relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos e procura trazer este espírito de empreendedor aventureiro e ousado”.
 
José Maria Neves acredita na possibilidade de uma contribuição enorme da diáspora cabo-verdiana, sobretudo de jovens capacitados em vários sectores.
 
“Com este novo Cabo Verde em construção são muitos os jovens que pretendem trazer algo de novo para investir e trazer benefícios para o nosso país”, referiu.
 
Recordou que, nos diversos países de acolhimento, designadamente nas universidades dos EUA, Roterdão e Paris, muitos cabo-verdianos estão a trabalhar em vários projectos de investigação e estão disponíveis para vir a Cabo Verde e trabalhar com vários segmentos da juventude.
 
“É importante trazer esta diáspora para discutir e ver os mecanismos e as formas de participação de toda esta grande capacidade que nós possuímos no mundo inteiro para o desenvolvimento de Cabo Verde”, sublinhou.
 
Para o chefe do Governo, esta é uma riqueza extraordinária que deve ser explorada, devendo o país apostar, cada vez mais, no aprofundamento da contribuição da diáspora cabo-verdiana.
 
A Associação Cabo-Verdiana Alumni dos Estados Unidos (ACA-USA), criada em Junho deste ano, tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde, actuando em áreas como saúde, economia, educação, desporto, ambiente e empreendedorismo.
 
Com a criação da ACA-USA, os antigos estudantes cabo-verdianos nos EUA pretendem aproveitar e promover o uso das experiências adquiridas nesse país em prol de um país com elevado nível de vida dos seus cidadãos.
 
@Inforpress
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana