segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DOIS TERÇOS DOS ISLANDESES APROVAM REVISÃO CONSTITUCIONAL

 


Aldara Rodrigues, com agências - Diário de Notícias - Ontem
 
Islandeses votaram a favor da revisão da Constituição do país. O projeto foi elaborado por uma comissão de 25 cidadãos e trata-se de um exercício democrático sem precedentes.
 
Dois terços dos islandeses que no sábado foram às urnas para votarem no referendo sobre a nova Constituição do país aprovaram as propostas da comissão que elaborou a revisão do documento. A participação na votação foi inferior a 50%.
 
Os resultados preliminares do referendo foram divulgados pelo canal de televisão público RUV e baseiam-se na contagem de votos em metade das circunscrições.
 
A comissão eleita em 2010 para rever a lei fundamental é composta por 25 cidadãos de diferentes contextos sociais que consultaram os seus compatriotas através da Internet. No referendo, os islandeses foram convidados a responder 'sim' ou 'não' a seis perguntas sobre temas como os recursos naturais do país, a Igreja nacional e o futuro democrático da ilha.
 
Os habitantes pronunciaram-se ainda sobre possibilidade de realizar referendos por iniciativa dos cidadãos, o modelo de votação e sobre se a futura Constituição deverá ou não basear-se no projeto que foi apresentado.
 
O colapso económico da Islândia em 2008, fruto da crise financeira, provocou enormes movimentos sociais e a reivindicação de que a Constituição devia passar a ser elaborada por cidadãos comuns.
 
O projeto de revisão da Constituição teve cerca de 3600 comentários e 370 sugestões na sua página oficial.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana