segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Guiné-Bissau: GOVERNO DE TRANSIÇÃO REAGE AO TIROTEIO

 

GBissau
 
“Viatura utilizada pelos assaltantes pertence ao antigo Secretário de Estado das Pescas do governo deposto de Carlos Gomes Jr., Thomas Gomes Barbosa” – Ministro da Defesa
 
Bissau (GBissau.com, 21 de Outubro de 2012) – O governo de transição reagiu hoje ao tiroteio que provocou a morte de seis pessoas, supostamente todas pertences ao grupo de assaltantes que tentavam tomar de assalto o Regimento de Para-Comandos em Bissau.
 
Para o governo de Rui Duarte Barros, “tudo aponta para uma acção concertada entre elementos recrutados na zona de Casamança e comandados pelo Capitão Pansau Intchama, ex-guarda costas do Almirante Zamora Induta, este ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas durante o governo de Carlos Gomes Jr. que, segundo a informação disponível se encontrava em Portugal com estatuto de exilado político”.
 
Para o governo de transição esta acção vai ao encontro “o quadro do que tem sido a tónica do discurso da CPLP, de Portugal e de Carlos Gomes Jr. de trazer as armas para a mesa de negociações”.
 
Mesmo assim, o governo diz que a situação voltou à normalidade, exortando as populações “a prosseguirem a sua vida de forma normal”. No mesmo comunicado, o governo confirma a morte de seis pessoas, consideradas de “agressores e duas pessoas foram feitas prisioneiras”.
 
Em Bissau, circulam rumores de que entre os presos encontra-se o capitão Pansau Intchama. Uma informação também confirmada à GBissau.com por uma fonte militar bem colocada, mas o Ministro da Defesa Nacional diz ainda não dispor desta informação, embora admita “poder existir esta possibilidade”. Outras informações apontam a zona de Cumeré como o possível lugar de refúgio de Pansau Intchama.
 
GBissau.com também obteve em exclusivo uma informação segundo a qual já foi apreendida a viatura utilizada na tentativa do assalto à unidade de Para-Comandos. A mesma viatura pertence ao antigo Secretário de Estado das Pescas do governo deposto de Carlos Gomes Jr., Thomas Gomes Barbosa, de acordo com uma declaração exclusiva do Ministro da Defesa Nacional, Celestino de Carvalho à GBissau.com. Não se sabe do grau (se nenhum) do envolvimento de Thomas Gomes Barbosa neste caso.
 
Por último, o comunicado do governo “felicita as forças de defesa e segurança pela forma pronta e eficaz com que neutralizaram esta acção destabilizadora e criminosa contra o Estado da Guiné-Bissau”.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana