segunda-feira, 22 de outubro de 2012

INTENTONA EM BISSAU - COMUNICADO DO GOVERNO

 
Fernando Vaz

COMUNICADO DO GOVERNO
 
Na noite de 21 de Outubro, um grupo de indivíduos fortemente armados tentaram apoderar-se do quartel dos para-comandos.
 
Dados preliminares da investigação apontam para uma acção concertada entre elementos recrutados na zona de Casamansa e comandados pelo Capitão Pansau Intchama, ex guarda costa do Almirante Zamora Induta, este ex Chefe de Estado Maior das forças armadas durante o Governo de Carlos Gomes Júnior que, a informação disponível se encontrava em Portugal com estatuto de exilado político.
 
Esta tentativa de desestabilização da situação política e militar da Guiné-Bissau, representa no entender do Governo de transição da República da Guiné-Bissau, uma tentativa de promoção da instabilidade da situação política actual e requer uma firme condenação por parte do Governo.
 
Neste sentido, e naquilo que tem sido a tónica do discurso da CPLP, e Portugal e de Carlos Gomes Júnior, esta acção, insere-se na estratégia de fazer voltar Carlos Gomes Júnior, custem as vidas que custar.
 
O Executivo de Transição informa que durante o assalto morreram 6 agressores e duas pessoas foram capturadas, um ferido pela parte do Governo, estando alguns dos assaltantes a monte.
 
Neste sentido o Governo informa que as Forças Guineenses de Defesa e Segurança puseram cobro a esta acção premeditada de desestabilização da ordem legal tendo como objectivo principal, criar um facto político para forçar a intervenção de uma força internacional na Guiné Bissau.
 
O Governo da República da Guiné-Bissau informa que a situação está calma e exorta as populações a prosseguirem a sua vida de forma normal.
 
Aproveita ainda para informar, nomeadamente a comunidade internacional que as investigações ora iniciadas prosseguirão sobre a alçada e os auspícios dos órgãos competentes, de forma a garantir a imparcialidade e os direitos fundamentais dos implicados, objectivando o apurar dos factos e da realidade.
 
Por ultimo o Governo de Transição da República, felicita as Forças de Defesa e Segurança pela forma pronta e eficaz com que neutralizaram esta acção desestabilizadora e criminosa contra o Estado da Guiné-Bissau.
 
Bissau aos 21 de Outubro de 2012
 
O Ministro, Dr. Fernando Vaz
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana