segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TIROTEIO EM BISSAU CAUSA SEIS MORTOS – OS ACONTECIMENTOS

 

 
Bissau (GBissau.com, 21 de Outubro de 2012) – seis mortos e um ferido ligeiro é o balanço provisório de um tiroteio que teve lugar na madrugada deste domingo, em Bissau, quando um grupo de assaltantes liderados pelo capitão Pansau Intchama — que até recentemente se encontrava em Portugal – tentou tomar de assalto o Regimento de Para-Comandos em Bissau. A informação foi-nos confirmada pelo Ministro da Defesa Nacional, Celestino de Carvalho.
 
O Regimento de Para-Comandos é uma unidade de elite “Boinas Vermelhas”, situada junto ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira em Bissau.
 
De acordo com o titular da pasta da defesa, o capitão Pansau Intchama “liderava o grupo constituído maioritariamente pelos rebeldes de Cassamance”. Mas, de acordo com Celestino de Carvalho, o assalto só foi possível com a “cumplicidade de alguns oficiais guineenses, dois elementos da Polícia Militar Judicial e um oficial de Para-Comandos”. Foram os primeiros dois elementos que “facilitaram o roubo de algumas armas no Tribunal Supremo Militar (situado no antigo Quartel General-QG)” momentos antes do assalto à unidade de Para-Comandos, adiantou Celestino de Carvalho. De acordo com o mesmo, os dois elementos da Polícia Militar Judicial foram recentemente “recrutados”.
 
No decurso do assalto, o capitão Pansau Intchama “telefonou ao Comandante do Regimento de Para-Comandos informando-lhe de que a sua unidade já estava sob o seu controlo e pedindo para que as tropas se rendessem”, informou o ministro da defesa. Supostamente, os assaltantes foram conduzidos para o interior do quartel de Para-Comandos por um oficial guineense que se encontrava em serviço nessa altura. Foi esse oficial que também “facilitou o roubo de algumas armas no dormitório dessa unidade militar”, alega Celestino de Carvalho.
 
E, de acordo com ele, houve “resistência e um tiroteio” por um tempo indeterminado durante o qual os assaltantes “perderam um homem dentro da unidade militar”. Depois, “foram prosseguidos para a residência de um militar guineense – a mesma pessoa que lhes facultara a entrada à unidade de Para-Comandos — onde houve mais tiroteios”. Foi junto à residência desse oficial que mais cinco pessoas foram mortas, adiantou.
 
Entretanto, o capitão Pansau Intchama ainda não foi encontrado e está supostamente a ser perseguido pelos militares guineenses, concluiu o Ministro da Defesa Nacional. Confirma-se, no entanto, a prisão de três pessoas alegadamente envolvidas no assalto.
 
Pansau Intchama é acusado “informalmente” nos meios políticos e militares guineenses de estar supostamente envolvido no assassinato de antigo Presidente guineense, General João Bernardo Vieira e, ao que se sabe, até muito recentemente ele se encontrava em Portugal.
 
Recorde-se que a Guiné-Bissau sofreu um golpe de Estado no passado dia 12 de Abril.
 
*Título alterado por PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana