quinta-feira, 11 de outubro de 2012

JOSÉ GUSMÃO DO BE E MAIS CINCO PORTUGUESES DETIDOS EM BRUXELAS

 

Público - Lusa
 
A polícia de Bruxelas deteve nesta quinta-feira 120 pessoas, entre as quais seis portugueses, numa manifestação contra as políticas de austeridade que estão a ser seguidas por diversos governos europeus.
 
Em declarações à agência Lusa, o dirigente do BE confirmou a detenção, num estabelecimento prisional nos arredores da capital belga, e indicou que, depois de identificados, os manifestantes detidos foram colocados num autocarro, sem indicação sobre o destino.

“A manifestação ocorreu em frente do edifício onde estava a decorrer o banquete [dos ricos], saiu dali e continuou já em desmobilização por uma avenida (...). Foi já nessa altura que a polícia surgiu à frente e cercou os manifestantes que restavam, que eram muito poucos”, relatou.

No jantar dos “Amigos da Europa”, ou “banquete dos ricos”, segundo os manifestantes, participavam José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Mário Monti, primeiro-ministro de Itália, entre outros.

José Gusmão acrescentou que os detidos tentaram ainda perceber junto da polícia “quais as razões” para o procedimento da polícia.

“Não nos foi dito nada, nem para onde estávamos a ser levados. Puseram-nos todos num autocarro. Estivemos aqui [no estabelecimento prisional] algumas horas. Estamos neste momento no autocarro à espera de ir embora e continuo sem saber por que razão fomos trazidos aqui a esta esquadra. Era uma manifestação perfeitamente normal”, afirmou.

De acordo com José Gusmão, foram ainda detidos seis outros cidadãos portugueses, entre funcionários do Parlamento Europeu e outros residentes na capital belga.

“É muito surpreendente que a polícia se tenha comportado como se a manifestação fosse um acto criminal. A reacção foi de facto muito despropositada”, sublinhou.

O dirigente bloquista e outros manifestantes aguardam agora serem levados do estabelecimento prisional pela polícia belga.

“Disseram-nos que não podemos simplesmente sair, que temos que ir no autocarro. Perguntámos para onde vai e disseram-nos que é uma surpresa”, relatou.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Parafraseando alguém "Eu gosto dos gatos porque não existem gatos-polícias".

Mais lidas da semana