sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lisboa: TRABALHADORES DO METRO VÃO JUNTAR-SE À GREVE GERAL

 

 
Cerca de 400 trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram juntar-se à greve geral decretada para 14 de novembro e preparar novas formas de luta.
 
Numa moção aprovada por unanimidade e aclamação, os trabalhadores dizem estar «conscientes da necessidade de derrotar toda a ofensiva imposta quer pelo governo quer pela administração».
 
Por isso, vão entregar terça-feira uma proposta de revisão parcial do Acordo de Empresa (AE) e «prosseguir a luta, caso o Conselho de Administração, em tempo oportuno, não responder à proposta reivindicativa».
 
Paulo Alves, da Comissão de Trabalhadores, explicou à Lusa que «o que está em causa é o não cumprimento do AE no que respeita ao pagamento das horas extraordinárias e dos subsídios de férias e de natal».
 
Em causa está também o despedimento de 20 por cento dos funcionários previsto no Orçamento do Estado para 2013, o que representa 300 trabalhadores, e a «tentativa do Estado de privatizar a empresa a todo o custo», disse.
 
Presente no plenário, o deputado do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares disse à Lusa estar a mostrar «solidariedade num momento em que, segundo a previsão do OE, 20 por cento dos trabalhadores serão despedidos».
 
Relacionado
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana