sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ministro angolano incentiva aposta no "diverso e promissor" sector mineiro

 

NME – JMR - Lusa
 
Luanda, 11 out (Lusa) - O ministro da Geologia e Minas de Angola, Francisco Queirós, convidou hoje potenciais investidores a apostarem no "diverso e promissor" mercado mineiro, onde as oportunidades de investimento são tão abundantes quanto a enorme diversidade dos recursos minerais.
 
O governante angolano discursava na abertura da quarta edição da Feira Internacional de Minas de Angola (FIMA), que reúne em Luanda 120 empresas, incluindo portuguesas.
 
Francisco Queirós lembrou que o código mineiro, recentemente aprovado pela Assembleia Nacional angolana, e o Plano Nacional de Geologia, aprovado pelo Executivo, constituem as principais ferramentas estratégicas de concretização da política de diversificação mineira em Angola.
 
"Aconselho todos os interessados em investir no setor mineiro a estudarem e a conhecerem bem estes instrumentos a fim de que possam organizar eficazmente os seus processos de investimento", disse o ministro, acrescentando que "a Feira Internacional de Minas de Angola não pode ser vista fora deste contexto de política económica de diversificação para o setor mineiro".
 
Participam na FIMA expositores de Portugal, Namíbia, Emirados Árabes Unidos, Holanda e Alemanha ligados às atividades de exploração, gestão e desenvolvimento mineiro, engenharia, construção e mineração, energia e transmissão, sistemas e equipamentos de perfuração.
 
A feira, que decorre até domingo, tem como objetivo promover as potencialidades mineiras de Angola, incentivar a promoção de investimentos, com a reativação e relançamento da produção diamantífera e do setor mineiro angolano e lançar novos produtos.
 
A par da FIMA foi hoje igualmente aberta a primeira edição da Bolsa Internacional do Turismo de Angola (BITUR), em que participam 80 expositores de Portugal, Brasil, África do Sul e São Tomé e Príncipe.
 
A BITUR, co-organizada pelo Ministério da Hotelaria e Turismo e a Feira Internacional de Luanda tem como objetivo divulgar aspetos culturais, históricos, naturais, gastronómicos e paisagísticos de Angola, bem como fomentar debates para a o desenvolvimento e profissionalização do setor.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana