quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Moçambique: AUSTRALIANA DESCOBRE RIQUEZA, GOVERNO QUER HIDROCARBONETOS

 


Australiana Kimberley Rare Earths descobre lítio, tântalo e estanho em mina de Moçambique
 
17 de Outubro de 2012, 08:42
 
Maputo, 17 out (Lusa) - A companhia mineira australiana Kimberley Rare Earths descobriu lítio, tântalo e estanho na concessão mineira de Malilóngwe, província de Tete, centro de Moçambique, informou em comunicado a empresa.
 
A descoberta dos minérios acontece sete meses depois de a firma australiana ter iniciado a prospeção na referida concessão, refere a nota de imprensa.
 
Segundo a Kimberley Rare Earths, a identificação dos três minérios deu-se numa área de 1,5 quilómetros de comprimento e 500 metros de largura na concessão de Malilóngwe.
 
Governo moçambicano prepara concurso internacional para pesquisa de hidrocarbonetos
 
17 de Outubro de 2012, 10:24
 
Maputo, 17 out (Lusa) - A ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, disse hoje à Lusa, em Maputo, que o Governo moçambicano pondera lançar mais um concurso internacional para a concessão de blocos de pesquisa de hidrocarbonetos.
 
Segundo Esperança Bias, o número de blocos, a área de atividade das companhias que irão vencer o concurso internacional, bem como as datas do lançamento estão a ser ainda estudados.
 
"É uma atividade normal, depois dos anteriores concursos, entendemos que podemos lançar mais um, para a pesquisa de hidrocarbonetos, nomeadamente gás e petróleo", disse a ministra dos Recursos Minerais.
 
As áreas que serão colocadas em concurso vão somar-se aos 12 blocos atualmente alvo de pesquisa de hidrocarbonetos no país, assinalou Esperança Bias.
 
Atualmente, estão envolvidas na prospeção de hidrocarbonetos em Moçambique os consórcios liderados pelas multinacionais SASOL, da África do Sul, Anadarko, dos Estados Unidos, ENI, Itália (que integra a portuguesa GALP), e State Oil, da Noruega.
 
PMA // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Moçambique (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana