quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Moçambique: EX-COMBATENTES AMEAÇAM GUEBUZA, “TABU” DAS CARÊNCIAS

 


Combatentes da guerra civil ameaçam manifestar-se perante Presidente moçambicano
 
23 de Outubro de 2012, 14:39
 
Nampula, 23 out (Lusa) - Antigos desmobilizados da guerra civil moçambicana ameaçaram hoje receber, na quinta-feira o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, no Aeroporto Internacional de Nampula, norte do país, com manifestações contra a alegada morosidade no pagamento das suas pensões.
 
Armando Guebuza estará na província de Nampula, na quinta-feira, para dirigir o lançamento oficial da campanha agrícola 2012-2013 e participar na cerimónia de graduação de cadetes da Academia Samora Machel.
 
Em declarações à Lusa em Nampula, Agostinho José Ribeiro, porta-voz dos auto-intitulados Combatentes da Soberania e da Democracia, que congrega ex-militares governamentais e da guerrilha da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), atual principal partido da oposição, afirmou que o grupo pretende manifestar-se à chegada do chefe de Estado para reivindicar o pagamento célere das pensões.
 
"Pretendemos também denunciar a exclusão social e falta de acesso ao emprego e de fundos para o desenvolvimento de projetos de rendimento", afirmou Agostinho José Ribeiro, cujo grupo é supostamente composto por cerca de 11 mil antigos combatentes da guerra civil de 1976-1992.
 
O porta-voz dos combatentes da guerra civil acusou as instituições do Estado de desrespeitarem a decisão do Governo de facilitar o acesso dos seus filhos ao ensino, com alegadas reprovações em massa nos exames de ingresso.
 
"Todos os filhos dos combatentes que concorreram aos institutos de ciências de saúde e de formação de professores em Nampula foram apurados nos exames escritos, mas reprovaram nas provas orais", disse Agostinho José Ribeiro.
 
Confrontado com a ameaça de protestos dos desmobilizados de guerra, o diretor Provincial dos Combatentes em Nampula, José Graminho, disse apenas ter mantido um encontro com o grupo, recusando entrar em pormenores sobre os resultados da reunião.
 
LYR // HB
 
Organizações do norte de Moçambique recorrem ao teatro para debater "temas tabu"
 
23 de Outubro de 2012, 15:59
 
Nampula, Moçambique, 23 out (Lusa) - Organizações da sociedade civil moçambicana de combate ao HIV/SIDA, violência doméstica e tratamento de água potável, baseadas no norte de Moçambique, anunciaram que vão apoostar no teatro para promover mudanças de comportamento das populações da região.
 
Em declarações à agência Lusa, Augusto Basílio, da N´weti, Organização Não Governamental (ONG) que trabalha na área da saúde sexual, disse que a estratégia pretende vencer a resistência da população aos apelos para a adoção de uma conduta saudável.
 
Segundo Augusto Basílio, apesar de inúmeras ações de sensibilização sobre os riscos de contaminação de doenças, pesquisas realizadas no norte de Moçambique indicam que as populações continuam a consumir água imprópria e a ter relações sexuais desprotegidas.
 
"Através do drama, vamos continuar a informar as pessoas. Queremos fazer do teatro um meio de divulgação das nossas mensagens de sensibilização sobre os diferentes temas. Através do teatro, podemos até discutir com as comunidades a questão dos tabus", afirmou o técnico da N´weti.
 
À luz deste projeto, inicia-se na sexta-feira na vila sede de Namapa, na província de Nampula, um festival de teatro dramático com a participação de sete grupos, que durante três dias vão fazer representações sobre questões ligadas à saúde sexual e ao meio.
 
LYR // NV.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Moçambique (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana