terça-feira, 16 de outubro de 2012

Moçambique: NARCOTRÁFICO POR MOÇAMBICANA, UM EXEMPLO PARA ÁFRICA

 


Moçambicana presa na Tailândia na posse de droga avaliada em 528 mil euros
 
15 de Outubro de 2012, 13:08
 
Maputo, 15 out (Lusa) - Uma moçambicana de 37 anos foi presa no sábado, no aeroporto de Phuket, sul da Tailândia, com seis quilogramas de metanfetamina, droga que estimula o sistema nervoso central, com um valor calculado em 528 mil euros, anunciaram as autoridades tailandesas.
 
A chefe dos serviços das alfândegas do aeroporto de Phuket, Monthira Cherdchoon, citada na edição de hoje do jornal Phuket News, disse que a moçambicana viajou de Moçambique, via Quénia, passando pelo Qatar e pela Malásia, e chegou a Phuket num voo de Kuala Lumpur na madrugada de sábado.
 
Os agentes alfandegários encontraram os seis quilogramas escondidos na bagagem da cidadã moçambicana, que confessou ter sido contratada para entregar a droga a clientes na praia de Patong.
 
"Quando a bolsa passou pela máquina de Raios-X, os funcionários aduaneiros perceberam que não havia computador no interior bolsa de laptop. Eles revistaram a mala e descobriram que o revestimento da bolsa de laptop tinha sido cortado e haviam sido inseridos dois sacos contendo droga", disse Monthira Cherdchoon.
 
De acordo com a legislação tailandesa a posse de mais de 20 gramas de metanfetamina, droga classificada como de "categoria 1", é classificada como "tráfico com intenção de comercialização" e tem como punição máxima a pena de morte.
 
MMT //JMR.
 
Banco Mundial considera cooperação com Moçambique um "exemplo" para África
 
15 de Outubro de 2012, 16:39
 
Maputo, 15 out (Lusa) - O vice-presidente do Banco Mundial (BM) para a Região de África, Mahktar Diop, considerou no domingo "um exemplo para África" a cooperação entre a instituição e o Governo moçambicano, avaliando positivamente o combate à pobreza no país.
 
Mahktar Diop elogiou a relação entre o BM e Maputo, num encontro com a delegação moçambicana que participou nas reuniões anuais das instituições financeiras internacionais, que terminaram no domingo na capital do Japão, Tóquio.
 
Um comunicado do Ministério da Planificação e Desenvolvimento de Moçambique, cujo titular, Aiuba Cuereneia, tomou parte no evento, refere que o vice-presidente do Banco Mundial para a região de África apontou a descoberta de recursos naturais em Moçambique, nomeadamente gás e carvão, como "uma oportunidade para acelerar o combate à pobreza".
 
A delegação moçambicana, assinala a nota de imprensa, obteve em Tóquio a garantia do apoio das instituições financeiras internacionais na negociação de contratos de exploração dos recursos naturais com as multinacionais.
 
Mahktar Diop invocou a criação de um fundo de apoio aos países pobres detentores de recursos naturais para a assistência do processo negocial com as multinacionais.
 
Além de Aiuba Cuereneia, a comitiva moçambicana a Tóquio integrou também o ministro das Finanças, Manuel Chang.
 
PMA //JMR.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Moçambique (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana