terça-feira, 16 de outubro de 2012

Timor-Leste: MARATONA PELAS CRIANÇAS, LIVROS PARA AS CRIANÇAS, E...

 

Maratona Internacional em Dili
 
16 de Outubro de 2012, 12:17
 
Está a decorrer hoje a maior corrida do mundo “Save the Children’s ‘Race for Survival”, com a abertura do evento com um discurso do secretário de estado da juventude e desporto, sr. Miguel Manetelu e diretora do Save the Childrens, no Estádio Municipal de Dili.

A partida foi acompanhada pelo o ministro da agricultura e pescas, sr Aires Guterres. As crianças serão recebidas por vários representantes do governo e poderão colocar questões. Serão entregue medalhas. O evento terminará com um almoço seguido de um concerto de Ego Lemos e Almerindo de Oliveira.

A sua abertura decorreu no dia de ontem com a presença do vice-primeiro ministro Sr. Fernando La Sama Araújo, no palácio do governo, num encontro com as crianças de Ainaro e Manufahi, contando à tarde com o representante do presidente, sr. Aniceto Neves.

93 crianças participam em 31 equipas, com a colaboração de mais 300 crianças, de pais e professores.

As crianças tiveram a oportunidade de serem recebidas pelos os atletas da Federação, incluindo os dois atletas que participaram nos jogos olímpicos de 2012, Augusto Ramos Soares e Juventina Napoleão e o especial vencedor olímpico Carlito da Costa.

O objectivo desta corrida é consciencializar as pessoas para a sobrevivência infantil em todo o mundo. É organizado para as crianças e com as crianças, em mais de 40 países em todo o mundo no mesmo dia.

As crianças que correm em equipas para completar a distância total de uma maratona. O objectivo é o de participar, completar a distância de maratona, divertirem-se ao mesmo tempo e tentar bater o recorde mundial para uma maratona. O recorde até à data é de um queniano, Patrick Makau, com o tempo de 2 horas, 3 minutos e 38 segundos.

Este ano, o evento foi escolhido na mesma data do "Dia Mundial da Alimentação", o que permite alinhar a questão da sobrevivência infantil e desnutrição infantil, que é a maior causa de um terço das mortes de crianças a cada ano.

Em Timor-Leste cerca de 58% das crianças menores de cinco anos de idade são cronicamente desnutridas. O que amplia o efeito de todas as doenças, como sarampo e malária.

A organização Save the Children em conjunto com as crianças de Timor Leste, com a escola internacional de Dili, a escola internacional e a Lian Labarik no Asaun de Ainaro e Manufahi participaram na corrida de sobrevivência no estádio municipal de Dili.

O tema específico para Timor Leste é “Boa nutrição nas crianças faz uma nação mais forte”.

SAPO TL

Associação de apoio à lusofonia Karingana entrega 50 mil livros a Timor-Leste

15 de Outubro de 2012, 17:46
 
Díli, 15 out (Lusa) - A associação de apoio à lusofonia "Karingana Wa Karingana" entregou hoje, em Díli, ao ministro da Educação de Timor-Leste, Bendito Freitas, 50 mil livros recolhidos entre março e abril em Portugal.
 
"É um símbolo muito importante no apoio da consolidação da língua portuguesa como também uma expressão solidária do povo português, especialmente, dos amigos que estão a valorizar (...) a promoção da língua portuguesa", disse Bendito Freitas.
 
Segundo o ministro timorense, os livros vão ajudar as crianças de Timor-Leste a ter um maior acesso a materiais pedagógicos, especialmente a manuais que podem facilitar a leitura nas salas de aula.
 
O presidente da direção da "Karingana Wa Karingana", Tiago Bastos, explicou à agência Lusa que a campanha de recolha foi um êxito e que os livros vão ser distribuídos por várias escolas do país, nomeadamente em Baucau e Gleno.
 
"Os livros vão ser distribuídos por várias escolas do país e vão satisfazer algumas das necessidades do ministério", disse.
 
No âmbito da deslocação da "Karingana Wa Karingana" a Timor-Leste, está também previsto um concerto do músico Luís Represas na sexta-feira em Díli para recolha de fundos para o Sport e Benfica de Timor-Leste.
 
MSE //EJ.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor Ministro,

Que tal se o senhor preocupar-se primeiro com o bem-estar destes inocentes e a sua educação? O que nos parece aqui é que esta organização está organizar crianças de famílias da classe de ‘acima do nivel’ para mascarar os vivem muito abaixo do nivel de vida no país.

Mais lidas da semana