segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Moçambique: NEGOCEIA-SE ENERGIA PARA CARVÃO DA JINDAL

 

Notícias (mz), com foto
 
A hidroeletrica de Cahora Bassa está a negociar a provisão de energia para assegurar o funcionamento do projecto de exploração de carvão mineral de Chirodzi a ser desenvolvido pelo grupo indiano Jindal Steel and Power (JSPL) na bacia sedimentar do Zambaze, na província de Tete.
 
As negociações envolvem o principal distribuir de energia em Moçambique, a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) que, neste momento, recebe da HCB pouco acima de 500Mw.
 
A HCB tem uma capacidade instalada de produção de 2015Mw, mas em Julho viu-se forçada a reduzir as quantidades de energia para a exportação, devido à avaria na bobine de alisamento de corrente contínua.
 
Numa longa entrevista sobre HCB, cujos excertos constam da segunda página desta edição, o respectivo presidente do Conselho de Administração, Paulo Muxanga, indicou que numa primeira fase, a Jindal necessita de 20Mw de energia, quantidade que facilmente poderá ser encontrada na reserva que é destinada à província de Tete.
 
A Jindal pretende iniciar as suas operações dentro dos próximos meses e numa primeira fase, ou seja, a partir de 2013 a produção da mina deverá alcançar 2.68 milhões de toneladas de carvão de coque para exportação e 3.9 milhões de toneladas de carvão térmico para o mercado interno e externo.
 
Com esta produção, o grupo indiano poderá tornar-se na terceira companhia a entrar na fase de extracção de carvão mineral em grande escala, em Moçambique, depois da brasileira Vale e da Anglo Australiana Rio Tinto.
 
O valor global do investimento para Chirodzi foi calculado em 180 milhões de dólares norte-americanos.
 
Segundo soubemos, na fase final, está a construção de infra-estruturas auxiliares da mina. Até aqui estão concluídos, o centro de Saúde, escritórios, rede de comunicações e 7.3 quilómetros de estrada de acesso à área da mina. Também se encontra aprovada e emitida a licença ambiental continuando o processo de obtenção do DUAT.
 
Na área de instalações para o processamento de carvão foi comissionada e iniciada a construção da planta de processamento de carvão desde o princípio do ano em curso.
 
Na área de abastecimento de energia foi concluída a construção da subestação, prevendo-se que, dentro dos próximos tempos, sejam implantadas todas as infra-estruturas para garantir o início da produção.
 
O projecto de carvão de Chirodzi é de importância estratégica para a JSPL que, em 2020, pretende estar a produzir 20 milhões de toneladas de aço e 21 mil megawatts de energia eléctrica, neste último caso em associação com a sua subsidiária Jindal Power.
 
Em Moçambique, o grupo dispõe de uma mina de carvão com reservas estimadas em 1,2 mil milhões de toneladas, cuja licença mineira foi atribuída pelas autoridades moçambicanas em Fevereiro de 2009.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana