terça-feira, 30 de outubro de 2012

Portugal: Alterar a Constituição provocaria uma "guerra civil", diz Mário Soares

 

Ana Tomás – i online
 
Mário Soares diz que uma mudança na Constituição provocaria “uma guerra civil”
 
Num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, o antigo Presidente da República diz que é dever de Cavaco Silva zelar pelo seu cumprimento, até porque, acrescenta, a maioria do povo português “jamais permitiria” que se alterasse o essencial do conjunto de normas que rege a República.
 
“É certo que o actual Presidente da República jurou a Constituição e tem, obviamente, de a manter como tal. O contrário daria uma guerra civil”, escreve Mário Soares na coluna publicada no DN.
 
Os comentários do histórico socialista surgem depois de Passos Coelho ter admitido ontem a possibilidade de rever algumas matérias da Constituição que permitam reequacionar as funções do Estado e evitar um segundo resgate. Essa proposta teve já a oposição de António José Seguro, que rejeitou hoje na Assembleia da República, uma revisão do documento que implique a destruição do Estado Social.
 
Mário Soares acusa aqueles que querem a revisão da Constituição de pretenderem retirar-lhe o seu carácter “progressista”.
 
“Outros (…) dizem que é preciso mudar a Constituição para lhe tirarem o espírito progressista que tem desde que foi votada, pela primeira vez”, afirma, acrescentando que o Orçamento do Estado para 2013 é inconstitucional.
 

1 comentário:

Rox disse...

Participei de uma manifestação no último domingo, no Rio e filmei uma índia que vive na aldeia maracanã (ameaçada de sair de lá já que o Sr. governador que derrubar o prédio para construir "melhorias" para a copa de 2014) fazendo um discurso emocionado e esclarecedor. De início ela fala em tupi-guarani mas depois continua em português. Me levou e levou mais alguns lá às lágrimas. www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

e um video da manifestação www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY

Se puder divulgar...

Mais lidas da semana