quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Portugal: ANDAMOS A PAGAR OS TORNEIOS DE GOLFE DOS SENHORES DEPUTADOS?

 


Tiago Mesquita – Expresso, opinião, em Blogues
 
"Saiu do orçamento da Assembleia da República dinheiro para financiar, este ano, um torneio de golfe para deputados, na Quinta da Marinha, entre 11 e 13 de julho. Segundo o jornal "i", a Associação dos ex-deputados do Parlamento (AEDAR) e o Grupo Desportivo receberam à volta de 286 mil euros do orçamento da Assembleia da República nos últimos cinco anos. " Agência Financeira
 
O que dizer? Desde logo constatar que nem tudo é negativo. É bom saber que os deputados da nação vestem a camisola dentro e fora da AR. Não esperávamos outra coisa de quem elegemos. Não só ganham a vida a dar-nos tacadas a torto e a direito como parece que ainda espalham a magia agarrados ao taco nos campos de golfe da Quinta da Marinha.
 
"No caso do torneio de golfe, "cuja organização foi da inteira responsabilidade" do grupo desportivo, "a AR teve como custos diretos a oferta, como é tradicional em todos os parlamentos, do jantar de encerramento e de alguns prémios institucionais simbólicos". O Parlamento não divulgou, segundo o mesmo jornal, quais os valores em causa." Estou convencido que não mais de 100€. Aluguer do equipamento, o jantar foram certamente bifanas acompanhadas de uma grade de minis e os prémios meia dúzia de pins a dizer "I love Portugal".
 
E acho muito bem. Se deputado tem um bom desempenho, porque não atribuir-lhe um prémio? "Melhor tacada"; "tacada mais longa"; "melhor swing". Se pagamos tudo, das perdizes e porco preto na cantina às ajudas de custo, as reformas precoces de centenas de ex-deputados (parece que Duarte Lima recebe todos os meses, desde os 39 anos de idade, dois mil e duzentos euros de pensão vitalícia, subvenção atribuída em 1995 por ter sido deputado e líder parlamentar do PSD), ora se sustentamos isto porque não o golfe, os prémios e um jantarinho de encerramento do torneio?
 
Mas aproveito a deixa para pedir à senhora presidente da AR que autorize a transmissão destes eventos de pura descontração política no canal de cabo, à imagem dos magníficos debates que nos proporcionam belos momentos de lazer. É que se pagamos uma coisa e outra, temos o direito a assistir à totalidade do "pacote".
 
Não vou sequer dizer que isto é uma vergonha para que não me acusem de demagogia. Ou melhor, vou, pronto. É absolutamente patético. Surreal, imoral e revoltante. Uma verdadeira afronta a quem passa dificuldades e ainda tem de ser confrontado com estes tiques de país novo-rico, os mesmíssimos comportamentos que nos levaram ao estado a que chegámos. E quem mais responsável foi, quem mais contribuiu para o descalabro económico e social continua por aí, feliz da vida, às tacadas, à conta da AR que os portugueses sustentam. Um órgão que deveria respeitá-los agora mais do que nunca. Órgão que tem sido um permanente viveiro de partidos que albergam descaradamente políticos incompetentes que levaram ao maior declínio moral e político alguma vez observado neste país. Mais, aparentemente "as verbas para o golfe dos deputados da Assembleia da República vão manter-se em 2013". Sem palavras.
 
Mencionado em Agência Financeira
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana