sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Portugal: DEBATE COM MOTA SOARES NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA – SIGA EM DIRETO

 

 
Realiza-se esta manhã um debate na Assembleia da República com o ministro da Solidariedade e da Segurança Social que a TSF transmite em direto a partir desta ligação, com reportagem de Judith Menezes e Sousa.
 
As centrais sindicais manifestaram-se ontem contra a intenção do Governo de reduzir em 6% o valor mínimo mensal do subsídio de desemprego, uma medida que contraria a proposta do Orçamento do Estado para 2013 que protegia as prestações mais baixas.
 
O Governo decidiu na quarta-feira retirar a proposta de redução do valor mínimo do subsídio mensal de desemprego em 10%, para os 377,29 euros, e comprometeu-se a encontrar "alternativas" que garantam a inserção no mercado de trabalho.
 
Em declarações à Lusa na quarta-feira à noite, Mota Soares afirmou que «o Governo decidiu alterar a redução do subsídio de desemprego e do subsídio social de desemprego no seu limite mínimo encontrando alternativas que garantam que efetivamente há um incentivo ao regresso ao mercado por parte dos desempregados subsidiados».
 
De acordo com a proposta do OE2013 entregue na semana passada no Parlamento, o Governo propunha a redução de 6% do subsídio de desemprego e de 5% em caso de doença, mas o documento ressalva, porém, que «não prejudica a garantia do valor mínimo das prestações nos termos previstos».
 
O valor mínimo do subsídio de desemprego é de 419,22 euros, enquanto o subsídio de doença se fica por 125,77 euros. Uma semana depois, Mota Soares enviou aos parceiros sociais um documento no qual o Governo propunha baixar o valor mínimo do subsídio mensal de desemprego em 10%, para os 377,29 euros, o que reduziria a prestação a cerca de 150 mil pessoas.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana