quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Portugal: POBREZA AUMENTOU 80% EM LISBOA

 

Expresso - Lusa
 
Números relativos ao período 1993-2009 mostram que, ao contrário do sucedido na generalidade do país, na capital a pobreza aumentou muito significativamente.

A taxa de pobreza na região de Lisboa aumentou cerca de 80% em duas décadas, contrariando a tendência nacional, que entre 1993 e 2009 viu baixar o número de pobres de 22,5% para 17,9% do total da população.

Os dados são avançados no estudo "Desigualdade económica em Portugal", realizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) para a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pretende fazer uma análise detalhada e rigorosa do que aconteceu à desigualdade económica em Portugal nos últimos 30 anos.
 
Faltam ainda números mais recentes que já tenham em conta o acentuar da recessão económica e das medidas de austeridade, que muito provavelmente terão invertido a tendência de diminuição da pobreza em Portugal.
 
O estudo que, não só apresenta os principais fatores de desigualdade como também os relaciona com os níveis de vida da população e da pobreza e tem também uma preocupação de comparar com o que acontece na União Europeia.
 
Lisboa a região mais rica, Madeira a mais pobre
 
"A intensidade da pobreza reduziu-se em cerca de 44% e a severidade da pobreza assume em 2009 um valor que é menos do que metade do registado em 1993", refere o estudo, que toma como referência o ano de 2009, último ano para o qual existem estatísticas oficiais sobre a desigualdade.
 
O estudo refere também que há uma "acentuada dispersão" do rendimento médio das famílias entre as diferentes regiões.
 
Em Lisboa, a "região mais rica", o rendimento médio das famílias é cerca de 37% mais elevado do que na Madeira, a "região mais pobre".
 
No entanto, entre 1989 e 2009, a taxa de pobreza na região de Lisboa subiu cerca de 80%, o que poderá ser explicado pela emergência de novas formas de pobreza, particularmente associadas às grandes concentrações urbanas e ao desemprego.
 
O estudo destaca ainda a evolução da taxa de pobreza dos idosos em Portugal, que num período de 15 anos baixou de cerca de 40% (em 1993) para 21% (2009), o que não aconteceu com a pobreza infantil, que "permanece bastante elevada".
 
Resultado de políticas sociais
 
O coordenador do estudo disse à Lusa que foram registados "progressos muito significativos ao nível da redução da taxa de pobreza", mas realçou que o "mais importante" foi a forte diminuição da intensidade da pobreza.
 
"A distância que separa os nossos pobres da linha de pobreza diminuiu", disse Carlos Farinha Rodrigues, observando que a "situação de Lisboa contraria um pouco esta tendência geral".
 
Como explicação para a diminuição da pobreza, o economista apontou as políticas sociais. Contudo, adiantou, "é preciso perceber que as políticas sociais não são vocacionadas para reduzir as desigualdades", mas para reduzir a pobreza e a exclusão social, sendo o seu efeito "relativamente pequeno em termos de desigualdades. Foi isso que se registou".
 
Fragilização recente das políticas sociais
 
O economista salientou que, desde 2010, tem vindo a assistir-se, "como tentativa de resposta à crise e ao défice das contas públicas, a uma fragilização crescente das políticas sociais", que "inevitavelmente" vai ter consequências em termos "do agravamento da desigualdade e nas várias dimensões da pobreza".
 
"Este estudo acaba em 2009, mas se calhar acaba também no fim de um ciclo de redução, pequeno mas efetivo, das desigualdades e das várias dimensões da pobreza".
 
"Todos os sinais que temos apontam para que a probabilidade de haver uma inversão deste ciclo seja muito grande", disse Farinha Rodrigues, acrescentando que há um conjunto de indicadores que apontam para o eventual agravamento das desigualdades e da pobreza.
 
Por um lado, o "refluxo das políticas sociais", que excluem muitas pessoas do acesso às políticas sociais e diminuem os seus montantes, e, por outro, o aumento do desemprego, que acelerou fortemente a partir de 2010 e que também tem um papel efetivo no aumento da desigualdade e da pobreza, explicou.
 
O estudo vai ser discutido na quinta-feira no Conselho Económico e Social (CES).
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana