terça-feira, 23 de outubro de 2012

Timor-Leste: CONTRIBUTO PARA MENOS DROGA NAS RUAS, MNE QUER DINHEIRO PORTUGUÊS

 


Cinco detidos e seis quilos de droga apreendidos em Timor-Leste
 
23 de Outubro de 2012, 06:22
 
Díli, 23 out (Lusa) - A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) anunciou hoje, em conferência de imprensa, a detenção de cinco pessoas e apreensão de seis quilos de droga no âmbito de uma operação contra o tráfico de estupefacientes.
 
Segundo o comandante-geral da PNTL, o comissário Longuinhos Monteiro, os indivíduos detidos, cinco da Indonésia e um da África do Sul, fazem parte de uma rede que tenta utilizar Timor-Leste para fazer chegar droga ao mercado indonésio.
 
A droga apreendida, marijuana e crack, tem o valor de 480 mil dólares.
 
"É uma rede bem organizada por um indivíduo que neste momento está preso na Indonésia e já foi condenado à pena de morte. Aquele indivíduo é que organizou o circuito", disse o comissário Longuinhos Monteiro.
 
O comissário disse também que esta é a segunda vez que aquela rede tenta utilizar Timor para fazer chegar droga à Indonésia.
 
"Em setembro, em conjunto com as autoridades indonésias, foram apreendidos 16 quilos de marijuana no valor de 1,5 milhões de dólares", explicou.
 
Segundo o comandante-geral da PNTL, a droga é proveniente do Irão e é transportada para o continente africano, seguindo depois para a Índia e o Nepal.
 
"Depois entram em Timor-Leste via Singapura", acrescentou.
 
Na conferência de imprensa, onde também esteve presente o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, a polícia mostrou a droga e o dinheiro apreendidos, bem como os cinco detidos, encapuçados com sacos pretos para não serem identificados.
 
"Para a rede, Timor-Leste é considerado um país frágil e esperemos que esta boa lição lhes mostre que não temos fragilidades", conclui Longuinhos Monteiro.
 
MSE / PMC
 
Chefe da diplomacia timorense convida empresários portugueses a apostarem no país
 
23 de Outubro de 2012, 07:01
 
Díli, 23 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Luís Guterres, convidou hoje os empresários portugueses a apostarem no país, inserido numa região com uma economia "muito dinâmica" e um vasto mercado.
 
"Serão muito bem-vindas as empresas portuguesas, que neste momento têm alguma dificuldade por causa da situação que se vive em Portugal", afirmou à agência Lusa José Luís Guterres.
 
O chefe da diplomacia timorense falava à agência Lusa à margem da conferência "Que apoio da comunidade internacional a Timor-Leste, após o fim da Missão Integrada da ONU", que decorreu na Universidade de Díli.
 
Segundo José Luís Guterres, as autoridades timorenses querem que o "empresariado português e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa possam considerar Timor-Leste como a sua casa para os seus negócios no sudeste asiático".
 
"Aqui há uma economia muito dinâmica um mercado vastíssimo e esperamos que Timor-Leste também venha a beneficiar deste investimento", salientou.
 
Reconhecendo que o governo ainda precisa de criar mais desenvolvimento ao nível das infraestruturas básicas para um maior investimento estrangeiro, José Luís Guterres destacou que a economia timorense tem crescido ao ritmo de dois dígitos desde 2005.
 
MSE // PMC
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana