sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Venezuela – Eleições: HUGO CHÁVEZ CONTINUA CANDIDATO FAVORITO

 


Instalarão na Venezuela mesas de votação para as eleições
 
 
Caracas, 5 out (Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral instalará hoje as mais de 39 mil mesas de votação dispostas para que quase 19 milhões de venezuelanos exerçam seu direito nas eleições presidenciais do próximo domingo.

Segundo dados do juiz eleitoral, nas embaixadas e sedes consulares desta nação sul-americana no exterior funcionarão 304 mesas eleitorais para que 100.495 eleitores votem.

Durante a realização do ato de instalação é necessário a presença de todos os membros que a integram (presidente, dois membros principais e um secretário) e, também, devem estar presente no local os operadores das máquinas.

De acordo com o Conselho, as testemunhas das organizações políticas que participam da disputa eleitoral têm direito a estar presente durante o processo.

O regulamento estabelece que, em caso de uma mesa eleitoral não puder ser instalada por ausência dos membros principais, serão incorporados os membros suplentes, na ordem de sua seleção.

O ato de instalação inclui, também, verificar se a máquina de votação corresponde ao centro e à mesa eleitoral e receber o material comicial conferindo-se a correspondência das quantidades especificadas.

As autoridades informaram que a equipe de votação e o material eleitoral devem ficar sob resguardo do Plano República, conformado por soldados da Força Armada Nacional Bolivariana, até o dia da votação.

Para as eleições do próximo domingo, serão ativados 13.810 centros de votação, junto aos quais mais de 187 mil pessoas exercerão como membros de mesa e outros 13.800 como coordenadores desses centros.

Personalidades do âmbito internacional, como o ex-presidente estadunidense James Carter, ratificaram a confiabilidade e transparência do sistema eleitoral venezuelano, considerado por especialistas e políticos entre os melhores do mundo.

A grande maioria das pesquisas de opinião apontam que o presidente Hugo Chávez triunfará nas eleições, com uma vantagem de mais de 15 pontos, frente ao candidato opositor Henrique Capriles, da chamada Mesa da Unidade Democrática.
 
*Título PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana