domingo, 11 de novembro de 2012

Angola: DECLARAÇÕES E EVENTOS NAS COMEMORAÇÕES DE 37 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

 


11 Novembro - Governo de Luanda considera independência data de orgulho para angolanos
 
Angola Press
 
Luanda - O governador de Luanda, Bento Sebastião Francisco Bento, considerou a independência Nacional como uma data de referência maior, onde os angolanos lutaram com orgulho para a libertação da administração colonial portuguesa.
 
O chefe do executivo de Luanda fez estas considerações à empresa hoje, domingo, no final da deposição de uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente da Republica de Angola, António Agostinho Neto, no Largo da Independência, por ocasião dos 37 anos da independência.
 
“O 11 de Novembro de 1975 deve constituir, para todos os angolanos, um motivo de grande orgulho, o caminho percorrido foi bastante difícil, razão pela qual agora é motivo de grande satisfação para os angolanos”, sublinhou.
 
Segundo o governador, "Hoje constitui um orgulho, porque está a permitir a construção e reconstrução do país, como forma de melhorar as condições de vida das populações", enfatizou.
 
Afirmou ainda que o alcance da Independência Nacional deve traduzir-se, fundamentalmente, na vitória da liberdade do povo angolano, no sentido desta contribuir no progresso da nação.
 
Na opinião do governante, ao se comemorar o 37º aniversário da Independência Nacional, deve-se seguir o legado do Presidente António Agostinho Neto quando dizia que o “mais importante é resolver os problemas das populações”.
 
O governante reconheceu, por outro lado, existir problemas nas populações como falta de habitação, educação, saúde, energia, água, emprego, reabilitação de estradas, entre outros.
 
Desta forma, apontou a necessidade de cada angolano participar e contribuir na resolução dos problemas da população, com vista a possibilitar o desenvolvimento socioeconómico do país.
 
Bento Bento é de opinião que para a efectivação das acções tendentes à melhoria das condições de vida das populações é importante que se faça uma gestão rigorosa do erário público, melhoramento de programas envolvendo todos, sem distinção de raça, cor, filiação partidária e religiosa.
 
Frisou que “Angola, após 37 anos de Independência, é um país apostado na promoção do homem, combate à fome e à pobreza e na sua colocação na arena internacional, sendo uma força com qual o mundo pode contar”.
 
Estiveram presentes no acto, deputados, membros do executivo, vice-governadores, directores provinciais, administradores municipais e distritais, entidades religiosas, autoridades tradicionais representantes de partidos políticos, Polícia Nacional, Forças Armadas Angolanas e da sociedade civil.
 
Namibe - Juventude chamada a se empenhar mais para concretização dos desafios do país
 
Angola Press
 
Namibe - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, disse hoje, na cidade do Namibe, que a juventude deve empenhar-se cada vez mais, pois o país conta com ela para que, com o seu espírito empreendedor, impulsione as tarefas da reconstrução das infra-estruturas imprescindíveis ao desenvolvimento de Angola.
 
“O momento é de esperança no futuro, mas é de trabalho árduo, dedicação patriótica e de alguns sacrifícios”, sublinhou o vice-presidente da República, quando discursa no acto central alusivo ao 37º aniversário da proclamação da Independência Nacional, que hoje se comemora.
 
Manuel Vicente precisou que para honrar os propulsores da independência é preciso que cada cidadão se empenhe mais na sua frente de trabalho.
 
Precisou que os angolanos terão ainda de consentir alguns sacrifícios para a concretização da esperança pelas condições de vida, honrando os sacrifícios consentidos por “milhares de cidadãos anónimos para que hoje vivêssemos num país independente".
 
“Aqui no Namibe, por exemplo, é necessário recuperar e desenvolver a actividade piscatória e a indústria transformadora, relançar a produção agro-pecuária que eram peculiares desta província, bem como a reactivação do turismo, fazendo jus as suas belezas e recursos naturais”, disse.
 
Acrescentou que igual esforço deverá ser consentido em todas as províncias do país, tendo em conta as particularidades de cada uma.
 
O vice-presidente da República realçou que o 11 de Novembro é uma data histórica, plena de comensurável significado e importância sociopolítica, pelo que deve ser celebrada com fervor e entusiasmo patriótico por todos os angolanos herdeiros das tradições de luta e vitórias dos "nossos ancestrais".
 
Destacou o contributo dos heróis, conhecidos e anónimos que sacrificaram as suas vidas em prol da independência de Angola.
 
Frisou que os angolanos têm sabido resistir e encontrar os caminhos mais seguros, rumo ao desenvolvimento, paz e bem-estar de toda população.
 
Huambo - Desenvolvimento sustentável do país faz-se com consciência patriótica da juventude
 
Angola Press
 
Ucuma - O vice-governador da província do Huambo para área económica, Francisco Fato, afirmou hoje, domingo, na vila municipal do Ucuma, que o desenvolvimento sustentável e harmonioso do país faz-se com a consciência responsável e patriótica da juventude, por ser a força-motriz da Nação.
 
Esta posição do governante foi expressa durante o acto que marcou o 37º aniversário da Independência, onde realçou que essa consciência responsável e patriótica deve aliar-se, necessariamente, ao esforço do executivo, sobretudo na concretização das tarefas ingentes e profundas sobre o desenvolvimento económico-social sustentável e harmonioso do país, em geral, e da província do Huambo, em particular.
 
"A conquista da Independência Nacional foi um feito heróico de jovens nacionalistas, cuja bravura, sabedoria e heroísmo continuarão sempre na memória de todas as gerações da pátria angolana. Milhares de angolanos perderam as suas vidas para o alcance deste importante desiderato a liberdade do país contra a opressão colonial portuguesa", argumentou.
 
O governante acrescentou que o 11 de Novembro é por conseguinte uma data de importância ímpar para todos os angolanos, na medida em que, nesta efeméride se realizaram os mais ardentes sonhos de liberdade pelos quais tanto se bateram os melhores filhos desta terra.
 
Francisco Fato referiu que o programa do executivo em curso abre novos horizontes na província, visto que o empresariado está cada vez mais confiante no investimento público e privado que constitui actualmente uma realidade inquestionável.
 
Na sua intervenção destacou que o governo do Huambo está empenhado na criação de condições para o fomento do emprego, criação de novos postos de trabalho, promoção do espírito empreendedor e no reconhecimento do mérito como factor da transmissão económica e social.
 
"O crescimento do país demonstra o desempenho, dedicação e amor à pátria, com a reabilitação das vias de comunicação rodoviária e ferroviária. Já temos a circulação dos comboios do Caminho-de-ferro de Benguela no Huambo, o que está a contribuir na circulação de pessoas e bens em todo país", realçou o governante.
 
Considerou que as administrações municipais e comunais viram já melhoradas as suas condições de trabalho, uma vez que foram construídas várias infra-estruturas e que, de forma significativa, melhorou a rede de assistência médica e medicamentosa às populações.
 
O vice-governador destacou que, no sector da educação foi reduzido consideravelmente o número de crianças fora do sistema normal de ensino com a construção de diversas escolas, iluminadas com o funcionamento da barragem hidroeléctrica do Ngove, que está a trazer grandes benefícios para o desenvolvimento industrial e geração de novos empregos.
 
Francisco Fato referiu que a província do Huambo está a registar nestes últimos anos um crescimento exitoso em todos os domínios . "O governo, empresários, camponeses, operários, intelectuais e todos os angolanos que amam a pátria estão a trabalhar com abnegação e sentido de responsabilidade para que tudo continue funcional e a progredir para melhoria gradual do nível de vida da população", disse.
 
O acto, decorrido na vila municipal do Ucuma, localizada 100 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, foi testemunhado por deputados à Assembleia Nacional, membros do
 
executivo local, entidades religiosas, tradicionais, líderes de partidos políticos com assento no Parlamento e pela população em geral.
 
O evento foi ainda marcado por vários momentos culturais animados por grupos de dança, teatro e músicos da praça local, assim como da entrega de bens diversos às autoridades tradicionais do municípios e à velhos da 3ª idade, numa acção que visou minimizar as necessidades básicas desta franja.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana