domingo, 11 de novembro de 2012

ANO AGRÍCOLA EM CABO VERDE SUPERIOR AO DE 2011

 

JSD – HB – Lusa
 
Cidade da Praia, 11 nov (Lusa) - A produção do milho em Cabo Verde no ano agrícola de 2012 deverá situar-se acima das seis mil toneladas, o que é considerado "relativamente bom" em comparação com o ano anterior, mas pode ainda aumentar.
 
A perspetiva foi avançada sábado por Luís Ledo, técnico do Ministério do Desenvolvimento Rural cabo-verdiano e coordenador do Grupo de Avaliação do Ano Agrícola da Comunidade Permanente Inter-Estados para a Luta contra a Seca no Sahel, (CILS/FAO), que esteve no arquipélago.
 
Segundo Luís Ledo, citado hoje pela edição "online" do jornal A Semana, o ano agrícola ainda não está, porém, totalmente garantido, uma vez que se espera alguma chuva até ao fim do mês em curso para aumentar a produção - a época das chuvas em Cabo Verde decorre entre julho e outubro/novembro.
 
Luís Ledo garantiu, contudo, que a produção de milho deverá situar-se à volta das seis mil toneladas, mais mil do que em 2011, enquanto a de feijão deverá rondar as cinco mil toneladas, admitindo que o ano agrícola está praticamente perdido apenas no concelho do Porto Novo (ilha de Santo Antão).
 
Em sentido contrário, perspetivou "boas colheitas" nas ilhas de Santiago, Fogo, Brava e "boa parte" de São Nicolau.
 
Nas conclusões da missão, a equipa de avaliação do CILS/FAO recomendou a diversificação das culturas, com destaque para a substituição do milho por feijão, raízes e tubérculos.
 
Para Luís Ledo, o milho já não é tão consumido em Cabo Verde como antes da independência (em 1975), pelo que considera que a reconversão poderia beneficiar tanto o ambiente como o agricultor.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana