quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FORÇA INTERNACIONAL DE ESTABILIZAÇÃO TERMINOU HOJE MISSÃO EM TIMOR-LESTE

 

MSE – HB - Lusa
 
Díli, 22 nov (Lusa) - As forças australianas destacadas em Timor-Leste no âmbito da Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) terminaram hoje a sua missão em Timor-Leste, segundo a agência noticiosa AAP.
 
A missão terminou oficialmente hoje, mas os militares vão permanecer no país até abril do próximo ano para fazer regressar equipamento à Austrália e encerrar bases e devolver edifícios e propriedades ao Governo timorense.
 
"Durante seis anos a Força de Estabilização Internacional deu segurança aos nossos vizinhos e bons amigos. Testemunhámos eleições bem-sucedidas, a formação de um novo Governo e a celebrações do 10.º ano da restauração da independência", afirmou o chefe das forças de defesa australiana, general David Hurley, citado pela AAP.
 
Segundo o general australiano, que falava numa cerimónia realizada quarta-feira, com a participação do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, todos aqueles acontecimentos demonstraram um "progresso assinalável".
 
"Estes soldados constituíram um modelo para o desenvolvimento profissional das F-FDTL (Forças Armadas de Timor-Leste) e é com muito gosto que posso dizer que o Programa de Cooperação na Área da Defesa irá continuar de modo a apoiar o desenvolvimento das nossas forças armadas", afirmou Xanana Gusmão.
 
"A partida da Força de Estabilização Internacional representa também uma nova etapa para a nossa nação, na qual precisamos assumir a responsabilidade pela nossa própria segurança e pelo futuro do nosso país", disse Xanana Gusmão, agradecendo o apoio militar.
 
A Austrália tem destacado em Timor-Leste 380 militares no âmbito da ISF.
 
A ISF era também composta por 80 elementos das forças de defesa da Nova Zelândia.
 
A Nova Zelândia retirou este mês os seus últimos militares destacados em Timor-Leste, que foram substituídos por outra equipa de militares para retirar equipamentos e veículos.
 
A ISF estava em Timor-Leste a convite do Governo timorense e em apoio da ONU com o objetivo de manter a estabilidade e ajudar ao desenvolvimento do país, na sequência da crise política e militar de 2006.
 
Além da ISF, as forças militares australianas contribuíram também com elementos para a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT).
 
A UNMIT é a quinta missão da ONU em Timor-Leste desde 1999 e termina operações em dezembro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana