sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Moçambique: Combate à Corrupção recebe denúncia envolvendo Arnaldo Salvado

 

Rui Lamarques – Verdade (mz)
 
A polémica sobre a corrupção no futebol moçambicano, despoletada em 2010 por Arnaldo Salvado, segue oferecendo novos capítulos. Desta vez a mancha paira sobre o ninho do agora campeão nacional, o Maxaquene. A denúncia veio de Sadique, atleta do Incomáti de Xinavane. O caso já deu entrada no Gabinete Central de Combate à Corrupção...
 
O atleta do Incomáti de Xinavane garantiu que o treinador do Maxaquene, nas vésperas do jogo da 20a jornada, ligou para o si, no sentido de facilitar o jogo a troco de 75 mil meticais. Porém, mais tarde a quantia subiu para 100 mil. No entanto, o atleta recusou a oferta. Contudo, teve o cuidado de “gravar a conversa no seu telefone”, lê-se na denúncia encaminhada à Procuradoria Geral da República.Veja a denúncia aqui
 
O caso chegou à imprensa televisiva e foi objecto de uma reportagem. @Verdade tem um vídeo da peça jornalística produzida por um órgão televisivo privado. O trabalho não chegou a ser publicado e objecto de investigação. “(...) O jogador do Incomáti revela, na denúncia feita à imprensa e que foi por nós investigada, que os jogadores do Maxaquene, Payó e Gabito, também o terão ligado para facilitar o resultado”, lê-se no documento enviado a procuradoria.
 
Por outro lado, @Verdade sabe que o atleta encaminhou o assunto à direcção do Incomáti de Xinavane que alega estar a analisar o caso. “Como forma de apurarmos a veracidade ou não do encaminhamento do caso à direcção do Incomáti, entrevistamos o vice-presidente, o senhor Figueiredo, que confirmou tal como as gravações atestam a recepção das denúncias (...)”, lê-se.
 
A denúncia termina dando conta das limitações do jornalismo: “cientes de que este é um caso que ultrapassa a investigação jornalística e por se tratar de matéria sensível e criminal, enviamos este material ao Gabinete Central de Combate à Corrupção”.
 
Refira-se, contudo, que o Maxaquene saiu derrotado desse jogo por uma bola sem resposta. A denúncia deu entrada na Procuradoria Geral da República no dia 30 de Outubro do ano corrente. Agora, paira uma dúvida, em quantos jogos o Maxaquene beneficiou deste esquema? Uma mancha difícil de tirar num título que não pode ser retirado devido à ausência de leis que criminalizem actos desta natureza.
 
Vejam mais tarde o vídeo no qual Sadique aponta Arnaldo Salvado e mostra as gravações das chamadas que recebeu. No mesmo vídeo o vice-presidente do Incomáti reconhece a denúncia. (Artigo em actualização)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana