quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Portugal: MILHARES DE MANIFESTANTES ESTÃO A CHEGAR AO PARLAMENTO

 


Greve Geral. Milhares de pessoas em desfile de protesto até à Assembleia da República
 
Jornal i – Lusa
 
Milhares de pessoas manifestam-se hoje em Lisboa, dia de greve geral, num protesto convocado pela CGTP e ao qual aderiraram vários movimentos sociais.
 
A este protesto, que partiu da praça do Rossio em direção à Assembleia da República, aderiram vários movimentos e grupos sociais e os estivadores (trabalhadores dos portos) que começaram por se concentrar no Cais do Sodré.
 
O movimento “Que se lixe a 'troika'" e a associação Precários Inflexíveis também aderiram à manifestação, tendo iniciado a marcha na embaixada de Espanha.
 
A encabeçar a manifestação estão os elementos da direção da CGTP que empunham bandeiras central sindical, acompanhados de algumas figuras políticas.
 
Os manifestantes gritam várias palavras de ordem, entre as quais “Esta divida não é nossa”, “Espanha, Grécia, Itália e Portugal, a nossa greve é internacional” e ainda "Fora, fora, fora daqui a fome, a miséria e o FMI”.
 
Durante o percurso, foram lançados alguns petardos, a PSP reforçou o dispositivo de segurança e um grupo de manifestantes incendiaram várias caixas de multibanco.
 
Greve Geral. Centenas de pessoas na manifestação dos estivadores, petardos lançados
 
Jornal i - Lusa
 
Centenas de pessoas participam hoje numa manifestação em Lisboa que junta vários movimentos sociais e os Estivadores de Portugal, num protesto contra as medidas de austeridade do Governo, e durante a qual já foram lançados vários petardos e objetos.
 
Os manifestantes, que saíram do Cais do Sodré e seguem para o Rossio, vão daqui a pouco juntar-se à ação de protesto convocada pela CGTP, tendo já havido confrontos com a polícia que reforçou o dispositivo com elementos do Corpo de Intervenção.
 
A manifestação iniciada no Cais do Sodré é liderada pelos estivadores, que empunham um cartaz a dizer: "Tenham vergonha, escutem o povo".
 
Os manifestantes gritam também palavras de ordem, entre as quais "Passos, ladrão, o teu lugar é na prisão" e "Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal, a nossa luta é internacional".
 
O presidente do sindicato dos estivadores, Vítor Dias, disse à agência Lusa que o protesto é contra as políticas do Governo e a atual lei dos trabalhadores portuários, que põe em causa os postos de trabalho.
 
O sindicalista adiantou que esta luta é "muito mais do que as políticas de austeridade, mas também contra o desemprego e a precaridade".
 
Vítor Dias disse ainda que os estivadores, em greve desde setembro, tencionam levar a luta até ao fim.
 
Ana Rajado, do Movimento sem Emprego, referiu que estes grupos sociais estão solidários com a luta dos estivadores, um setor que luta contra os postos de trabalho e precaridade.
 
Afirmou ainda que se estão a manifestar contra "as medidas de auteridade, retrocesso e destruição do Estado social".
 
Outro dos movimentos que participa na manifestação, o Movimento Alternativa Socialista, está na luta para protestar contra as políticas do Governo e para pedir a demissão do executivo de maioria PSD/PP.
 
Além dos estivadores, do Movimento sem Emprego e do Movimento Alternativa Socialista, participam no protesto Plataforma 15 de Outubro, M12M e Movimento do Cidadão pela Dignidade.
 
*Título PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana