sábado, 24 de novembro de 2012

PRESIDENTE CABO-VERDIANO VISITA TIMOR-LESTE NA PRÓXIMA SEMANA

 

JSD – HB - Lusa
 
Cidade da Praia, 23 nov (Lusa) - O Presidente de Cabo Verde vai estar, a 28 de novembro, nas comemorações da declaração unilateral da independência de Timor-Leste, a que se seguirá, nos dois dias seguintes, uma visita de Estado, a convite do homólogo timorense.
 
Num comunicado de hoje, a Presidência cabo-verdiana indica que a visita terá como "momento alto" as comemorações da declaração unilateral da Independência de Timor-Leste, em Díli, que coincidem com o 100.º aniversário da revolta de Manufahi contra a administração portuguesa, protagonizada por D. Boaventura, herói nacional.
 
Na agenda da visita de Estado, Jorge Carlos Fonseca terá reuniões de trabalho com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e com o presidente do parlamento de Timor-Leste, Vicente Guterres, estando ainda previsto um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente no país.
 
Na primeira visita oficial de um chefe de Estado cabo-verdiano a Timor-Leste, Jorge Carlos Fonseca é acompanhado pela ministra da Justiça, Marisa Morais, e por uma pequena delegação, que integra conselheiros da Presidência da República e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.
 
"O Presidente (cabo-verdiano) vai analisar o reforço das relações bilaterais, na linha dos acordos de cooperação assinados em 2002 e do que tem vindo a ser objeto de conversações entre os dirigentes dos dois países, apostando em ações concretas e mutuamente vantajosas", lê-se no documento.
 
Fonte diplomática cabo-verdiana disse à agência Lusa que um dos temas é a possibilidade de enviar professores de língua portuguesa para Timor-Leste, dando continuidade ao acordo previsto nesse sentido, e analisar futuras áreas de cooperação.
 
Entre elas, estão as ligadas à administração pública, jurisprudência, produção legislativa, polícia, forças armadas, transportes aéreos e tecnologias informacionais.
 
O chefe de Estado cabo-verdiano e comitiva seguirão domingo de madrugada para Díli, via Lisboa e Dubai, regressando ao país a 02 de dezembro, a tempo de receber, no dia seguinte, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, no quadro da II Cimeira Cabo Verde/Portugal, a realizar no Mindelo (São Vicente).
 
Em 2001 e 2002, Jorge Carlos Fonseca, Presidente cabo-verdiano desde 2011, participou como perito, a convite das Nações Unidas, nos trabalhos de elaboração da Constituição de Timor-Leste.
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Presidente Taur Matan Ruak,

Está na hora de começar a hospedar os Presidentes de visita no Palácio de Lahane, assim não precisa de cortar o trânsito à volta do Hotel Timor.

Se não usa o Palácio de Lahane, venda-o Sr. Presidente.

Deus dá as nozes a quem não tem dentes para as comer.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

E com a retirada das forças internacionais e das Nações Unidas, esperamos que p preço dos bilhetes de aviões: de Dili-Darwin-Dili, Dili-Bali-Dili e Dili-Singapura-Dili irão baixar dando assim possibilidades de timorenses poderem viajar e conhecer mais o mundo. Muitos deles devem visitar os outros mundos para poder abrir as pestanas.

Mais lidas da semana