domingo, 4 de novembro de 2012

SOCIALISTAS CONTRA MERKEL-PASSOS E A BEATIFICAÇÃO DA AUSTERIDADE

 

PS acusa Angela Merkel de estar "completamente" apaixonada por austeridade
 
Lisboa, 03 nov (Lusa) – O PS acusou hoje Angela Merkel de estar “completamente” apaixonada por austeridade, considerando que está "em sintonia" com o primeiro-ministro português, reagindo ao apelo da chanceler alemã aos parceiros europeus para um esforço grande nos próximos cinco anos.
 
“O que vemos é uma enorme sintonia entre a senhora Merkel e o primeiro-ministro português, Passos Coelho. É um verdadeiro romance de austeridade. Estão completamente apaixonados pela austeridade, custe o que custar”, disse à Lusa o secretário nacional do PS, João Ribeiro.
 
No dia em que a chanceler alemã defendeu a austeridade e pediu mais esforço aos parceiros europeus durante os próximos cinco anos para ultrapassar a crise, o PS considerou que “a austeridade é o problema”.
 
“Aquilo que para a senhora Merkel e para o nosso primeiro-ministro é a solução, para o PS é o problema. Não é a solução e não pode ser apresentada como solução”, declarou o porta-voz socialista.
 
Em declarações à Lusa, João Ribeiro defendeu que "é muito fácil defender a austeridade nos países dos outros", adiantando que gostaria de ver "a bravura da senhora Merkel" a propor aos alemães o equivalente ao que está a ser pedido aos portugueses.
 
O secretário-geral do PS sublinhou que o que "une Passos Coelho e Merkel é a política de mais tempo e de mais sacrifícios", enquanto "o PS há mais de um ano que diz que quer mais tempo para consolidar as contas públicas, mas para aliviar os sacrifícios dos portugueses".
 
Durante o congresso regional da CDU em Sternberg, no norte da Alemanha, Angela Merkel defendeu a necessidade de "um grande esforço, de mais cinco anos".
 
"Precisamos de austeridade para convencer o mundo de que vale a pena investir na Europa", disse a líder democrata-cristã.
 
JNM(PSP) // MBA
 
“Parte significativa” dos países da zona euro “não sobreviverá” a mais 5 anos de austeridade – Carlos Zorrinho
 
Sines, 03 nov (Lusa) – O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, afirmou hoje que uma “parte significativa” dos países da zona euro “não sobreviverá” a mais cinco anos de austeridade.
 
O socialista, que reagia ao apelo feito pela chanceler alemã, Angela Merkel, aos parceiros europeus para um “grande esforço” nos próximos cinco anos, acredita que mais austeridade terá um efeito de “seleção natural”.
 
“Alguns países poderão emergir dessa derrocada até mais fortes, mas outros países não estão preparados para aguentar mais cinco anos sem perspetiva de crescimento”, defendeu.
 
“Os países não morrem, mas os modelos, os projetos, os sonhos morrem”, acrescentou Carlos Zorrinho, que falava num encontro com militantes socialistas em Sines.
 
Em declarações aos jornalistas no final do evento, o líder parlamentar do PS afirmou que Portugal, Espanha, Itália, Irlanda e Grécia são os países “que mais têm a perder” com uma política de austeridade.
 
“O que é, de facto, chocante é que o nosso primeiro-ministro não considere isso importante, chegue aos conselhos europeus e diga que Portugal não esteve em cima da mesa”, criticou o socialista.
 
No congresso regional da CDU que decorreu hoje em Sternberg, no norte da Alemanha, Angela Merkel defendeu a necessidade de fazer um “grande esforço” durante os próximos cinco anos para que a crise económica e monetária seja ultrapassada.
 
"Precisamos de austeridade para convencer o mundo de que vale a pena investir na Europa", disse a líder democrata-cristã, que se mostrou convencida de que a zona euro ainda está longe de superar a crise.
 
Angela Merkel sublinhou ainda a necessidade de “grandes reformas estruturais”, que devem “conseguir resultados para recuperar a confiança dos investidores e impulsionar outra vez a economia europeia”.
 
PYS (PSP) // PGF.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Portugal  (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana