segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Moçambique: AUMENTO DAS TROCAS COM A CHINA, NEGÓCIO DE BANCOS

 


Trocas comerciais entre Moçambique e a China ultrapassaram 850 ME entre janeiro e outubro
 
10 de Dezembro de 2012, 13:20
 
Maputo, 10 dez (Lusa) - As trocas comerciais entre Moçambique e a China aumentaram 46 por cento entre janeiro e outubro, atingindo 1,1 mil milhões de dólares (mais de 850 milhões de euros), indicou hoje o Ministério do Comércio chinês.
 
O diretor-geral adjunto do Departamento para Assuntos Africanos e da Ásia Ocidental do Ministério do Comércio da China, Cao Jiachang, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), afirmou que o fluxo do comércio bilateral registou um crescimento médio anual superior a 30 por cento.
 
"De janeiro a outubro do corrente ano, o volume das nossas trocas comerciais atingiu 1,1 mil milhões de dólares, uma cifra que corresponde a um aumento de 46 por cento comparativamente a igual período do ano passado e o dobro comparativamente ao comércio bilateral entre a China e África", afirmou Cao Jiachang.
 
De janeiro a outubro, referiu o diretor-geral adjunto do Departamento para Assuntos Africanos e da Ásia Ocidental do Ministério do Comércio, Moçambique foi o 23.º maior parceiro comercial da China, tal como em todo o ano passado.
 
"Isso demonstra que temos que fazer um maior esforço para melhorar as nossas trocas bilaterais", afirmou Cao.
 
PMA // VM.
 
Moçambique compra participação da CGD no Banco Nacional de Investimentos
 
10 de Dezembro de 2012, 17:22
 
Maputo, 10 dez (Lusa) - O Estado moçambicano comprou hoje a posição da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Banco Comercial e de Investimentos (BCI) no Banco Nacional de Investimento (BNI), uma instituição criada em 2010 pelos governos de Portugal e de Moçambique.
 
Moçambique passa assim a assumir a totalidade do capital do BNI, que, quando surgiu, assumiu a sua condição de banco de investimento dedicado ao financiamento de infraestruturas em Moçambique.
 
Criado com um capital social de 500 milhões de dólares, previa-se que o BNI assumisse um papel chave em dois projectos importantes em Molçambique: Cesul, a espinha dorsal da rede eléctrica que liga o centro e o sul do país, e a Central Norte de Cahora Bassa.
 
Na então sociedade, os governos moçambicano e português partilhavam em partes iguais 99% das acções, sendo o remanescente do BCI, detido pela CGD.
 
Na escritura pública de constituição do BNI, o então ministro do Estado e das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, defendeu que o BNI seria catalisador do desenvolvimento e dinamização de projectos dos empresários dos dois países.
 
No primeiro semestre do 2012, o segundo da sua actividade, o BNI registou lucro líquido na ordem de 25 milhões de meticais, cerca de um milhão de dólares.
 
LAS // MBA
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana