segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Timor-Leste: GNR DÁ O SEU A SEU DONO, ONG E CLÍNICA DO BAIRRO PITÉ PREMIADAS

 


Antigo quartel da GNR em Díli entregue hoje ao Governo timorense
 
10 de Dezembro de 2012, 21:17
 
Díli, 10 dez (Lusa) - O quartel da unidade de polícia constituída da GNR no âmbito da Missão Integrada da ONU para Timor-Leste (UNMIT) em Díli foi hoje entregue ao Governo timorense, que o vai utilizar para formação.
 
"O quartel vai servir para formação, para ser o secretariado da cooperação bilateral entre Portugal e Timor-Leste e vai ser também o secretariado para a Comissão das Promoções da Polícia Nacional de Timor-Leste", afirmou o secretário de Estado da Segurança timorense, Francisco Guterres.
 
A entrega formal do quartel ao Governo timorense foi feita pelo capitão Pedro Raposo, antigo elemento do subagrupamento Bravo destacado no país, que ainda se encontra em Timor-Leste para fazer regressar a Portugal material e equipamento da GNR.
 
A GNR foi para Timor-Leste em 2000, mas o primeiro contingente do subagrupamento Bravo foi destacado em junho de 2006, na sequência de um pedido das autoridades timorenses por causa da crise política e militar.
 
Aquela força de segurança portuguesa terminou a atividade operacional autorizada pela ONU em território timorense a 31 de outubro e os 140 elementos que estavam então destacados no território já regressaram a Portugal.
 
A GNR vai continuar a apoiar Timor-Leste no âmbito da cooperação bilateral.
 
MSE // VM.
 
ONG, fundação e clínica vencem Prémio dos Direitos Humanos em Timor-Leste
 
10 de Dezembro de 2012, 20:38
 
Díli, 10 dez (Lusa) - A organização não-governamental Belun, a Fundação Fraternidade Franciscana da Divina Previdência e a Clínica do Bairro de Pité ganharam hoje o Prémio Direitos Humanos Sérgio Vieira de Mello, instituído há cinco anos pela Presidência de Timor-Leste.
 
Os vencedores do prémio foram anunciados pelo Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, durante uma cerimónia que decorreu no parlamento nacional para assinalar o dia internacional dos Direitos Humanos.
 
A organização não-governamental Belun ganhou o prémio na categoria dos direitos civis e políticos pelo Programa de Atenção e Reposta Rápida, que visa contribuir para a construção da paz e o reforço da estabilidade nacional junto das comunidades.
 
O prémio vai servir para "reforçar a sociabilização na comunidade de forma a prevenir conflitos através de planos de ação para a resposta de incidentes" em 43 subdistritos de Timor-Leste.
 
A Fundação Fraternidade Franciscana da Divina Providência ganhou o prémio na categoria dos direitos sociais, económicos e culturais pelo projeto "Uma casa para o Enclave".
 
Desde de 2002 a trabalhar em Oecussi, aquela fundação construiu nos últimos 10 anos 124 casas para pessoas vítimas de lepra e tuberculose e em situação vulnerável.
 
Com apoio da cooperação portuguesa e do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, cuidam, alimentam e educam diariamente de 170 crianças e jovens, sete dos quais estudam atualmente em universidades portuguesas e brasileiras.
 
Com o prémio, a Fundação vai construir mais casas.
 
A Clínica do Bairro Pité, criada em 1999 e que venceu o prémio também na categoria dos direitos sociais, económicos e culturais, fornece cuidados de saúde gratuitos em áreas como obstetrícia, pediatria e doenças como a tuberculose, malária, dengue e vírus da SIDA.
 
O prémio vai ser utilizado na construção de um novo edifício para os serviços de tuberculose.
 
Os Prémios Direitos Humanos Sérgio Vieira de Mello foram criados em 2009 pelo antigo Presidente timorense e Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta.
 
No total, foram distribuídos seis prémios, três no valor de cinco mil dólares (3.871 euros) às instituições e organização não-governamental que se destacaram na área dos Direitos Humanos e outros três de 10 mil dólares (7.742 euros) para a execução de projetos apresentados pelos vencedores.
 
O brasileiro Sérgio Vieira de Mello foi morto em agosto de 2003 no Iraque num atentado terrorista, depois de ter sido entre 1999 e 2002 responsável pela administração transitória da ONU em Timor-Leste.
 
MSE // VM.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana