quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PRESIDENTE TIMORENSE INAUGURA ESCOLA MAGALHÃES EM DÍLI

 

MSE – HB - Lusa
 
Díli, 13 dez (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, inaugurou hoje em Díli, a Escola Magalhães, doada pelas empresas portuguesas JP - Inspiring Knowlegde e CAPA para contribuir para a educação de crianças timorenses.
 
Taur Matan Ruak agradeceu a "grande iniciativa para as futuras gerações de Timor-Leste" e pediu aos mais jovens para aproveitarem a oportunidade.
 
O Presidente timorense agradeceu também o apoio à educação e formação de crianças timorenses concedido pelas duas empresas.
 
A escola, com quatro salas de aula, uma sala de professores, instalações sanitárias e recreio, tem capacidade para 80 alunos e está equipada com 20 computadores Magalhães por sala, quadros interativos e mobiliário escolar.
 
O estabelecimento de ensino foi construído no terreno das Madres Canossianas de Díli, que ficaram responsáveis pela gestão da escola.
 
"Ao fim de um ano conseguimos colocar a escola em pé", afirmou à agência Lusa Luís Almeida, diretor de marketing da JP - Inspiring Knowlegde.
 
O projeto surgiu na sequência de um desafio lançado pelo antigo Presidente timorense José Ramos-Horta, durante uma visita que os dois administradores daquela empresa realizaram a Díli, em março passado.
 
"A escola será um importante contributo para que Timor-Leste possa concretizar uma das suas principais metas: cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas para a Educação", afirmou Jorge Sá Couto, citado em comunicado divulgado à imprensa.
 
Os administradores da empresa - Jorge Sá Couto e João Paulo Sá Couto - não estiveram presentes na inauguração da escola por motivos de doença.
 
A empresa CAPA - Engenharia e Construções Pré-Fabricadas exporta para 15 países do mundo e tem fábricas em Portugal, Angola e Moçambique.
 
A JP-inspiring knowledge é uma empresa portuguesa dedicada à criação e comercialização de soluções tecnológicas.
 
O seu produto mais conhecido é o computador Magalhães.
 
Na cerimónia de inauguração da escola, também esteve presente o antigo Presidente José Ramos-Horta, que agradeceu às madres Canossianas por terem cedido o terreno e às empresas portuguesas por terem concretizado o seu desafio.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana